Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Santo Tirso ganha Horta Urbana com Orçamento Participativo Jovem

14 Janeiro 2015
1 1 980 2500

INVESTIMENTO DE CERCA DE 92 MIL EUROS SERÁ EXECUTADO DURANTE 2015
NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO

Santo Tirso vai ter uma Horta Urbana, para uso particular e coletivo da população e das associações do Município. Este é o projeto vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo Jovem, anunciado na terça-feira, dia 17 de janeiro, pelo presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto: “Trata-se de uma proposta com impacto no espaço público, mas também com uma forte componente social que se adequa aos objetivos do atual executivo”. O projeto vai ser implementado durante o ano de 2015, nas traseiras da Fábrica de Santo Thyrso, e significará um investimento da autarquia na ordem dos 92 mil euros.

O projeto contempla duas partes. Uma destinada às famílias, outra para instituições do concelho. No total, cerca de 3750 metros quadrados de terreno vão ficar à disposição da população de Santo Tirso, para cultivar e usufruir dos produtos dali resultantes, para consumo.

Um dos objetivos desta proposta, explicou Joaquim Couto, passa “por colocar toda a comunidade citadina de Santo Tirso em contacto com a agricultura urbana”. Além disso, “visa contribuir para a formação, educação e integração de grupos de exclusão social” e, por isso, “não há dúvidas de que este projeto vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente em Santo Tirso”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal.

A proposta apresentada por três jovens do concelho – Cristiana Gonçalves, Joana de Castro e Marta Ferreira –, será, agora, executada pela autarquia, no âmbito da dotação prevista para o Orçamento Participativo Jovem. Segundo Joaquim Couto, a Câmara irá disponibilizar um terreno localizado nas traseiras da Fábrica de Santo Thyrso, para a concretização desta Horta Urbana, durante o ano de 2015. O investimento municipal rondará os 92 mil euros.

A Horta Urbana prevê a afetação de um terreno com 60 talhões, com dimensões de 30 metros quadrados. Segundo o que está previsto, os produtos cultivados serão apenas para consumo, não sendo possível a venda dos excedentes, caso estes existam. Contudo, no caso das hortas coletivas, pondera-se a existência de um espaço de venda para os excedentes de produção, com a salvaguarda de que o dinheiro que daí resultar reverterá para os custos de manutenção. Esta venda será controlada pela autarquia, de modo a garantir que apenas os excedentes serão comercializados e o valor aplicado em despesas de manutenção.

OPJ CONTINUA EM 2015
O anúncio do vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo Jovem de Santo Tirso foi o culminar de um processo que se iniciou em setembro de 2014. Para além de sessões de esclarecimento, a Câmara Municipal promoveu três assembleias participativas descentralizadas, das quais resultaram a participação de mais de 150 jovens e apresentação de 21 projetos.

Com um público-alvo entre os 12 e os 30 anos, a média de idades dos participantes situou-se nos 19 anos, tendo o jovem 13 e o mais velho 30. Deste processo, chegaram à final três projetos: a criação de uma horta urbana, a construção de um Indoor Radical Park e a promoção do Rio Fest 2015.

“Tivemos muito boas propostas e o facto de não terem sido vencedoras não implica que a Câmara não as possa englobar em projetos que vai desenvolver”, realçou o presidente da Câmara de Santo Tirso, dando como exemplo o Indoor Radical Park e o estudo preliminar que o Município está a desenvolver, para a construção de um skate park. O mesmo se passa com o Rio Fest: “Um dos objetivos da autarquia é promover diversas iniciativas, a nível cultural”.

Joaquim Couto reiterou, ainda, a certeza de que o Orçamento Participativo Jovem continua este ano. A dotação – 120 mil euros –, “irá manter-se”, continuando a ser “uma das maiores a nível nacional”. “Esperamos que depois deste arranque, a participação dos jovens seja cada vez maior e entusiástica”, referiu o autarca, dando conta que o Orçamento Participativo Jovem de 2015 já está no terreno, contemplando um maior período para entrega de propostas.

1 1 980 2500
Partilhar
ColorAdd Icone