Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Ementas

Composição do almoço

  • Sopa de produtos hortícolas: diariamente com um mínimo de 4 hortícolas diferentes e sopa com leguminosas 2 vezes/semana.
  • Prato: alternância de carne e peixe, privilegiando as carnes magras; ovo como fonte proteica, 2x/mês; acompanhamento glucídico (arroz, massa, batata, leguminosas); fornecimento diário de três variedades de hortícolas crus e/ou confecionados.
  • Confeção e temperos: alimento frito no prato até 1vez/mês; privilegiam-se os estufados, cozidos e assados; utilização de azeite como gordura de adição e de sal iodado; promoção de ervas aromáticas e especiarias como substitutos do sal.
  • Sobremesa: constituída diariamente por fruta variada da época, no mínimo de três espécies. Simultaneamente com a fruta crua pode ser distribuído um doce, uma vez por semana.
  • Pão de mistura embalado (1g sal/100g)
  • Água (única bebida permitida).

 

Composição dos lanches

Relativamente aos lanches escolares houve uma aposta numa maior diversidade e na introdução de novos géneros alimentícios: frutos gordos 1vez/semana; pão escuro; sandes enriquecidas com hortícolas (alface, tomate, cenoura) e ovo cozido/ atum ao natural 1 vez/semana; presença de fruta diária num dos lanches; iogurte líquido ou sólido, meio gordo, de aromas, sem presença de edulcorante; fiambre de aves (peru ou frango), sem glúten e sem lactose; creme vegetal para barrar com baixo teor de lípidos e isentos de ácidos gordos trans.

 

Dietas especiais (alergias/intolerâncias alimentares e vegetariana)

  • Caso o seu educando manifeste alguma alergia/intolerância alimentar, necessitando de uma ementa alternativa, deverá a mesma ser solicitada no candidatura para a alimentação/acção social (SIGA) ou por email (de@cm-stirso.pt) ou por requerimento no Balcão único, anexando uma declaração médica.
  • Ao abrigo da Lei n.º 11/2017 de 17 de abril, é possível disponibilizar ao seu educando uma ementa vegetariana, relativamente ao ano letivo em curso.

 

A Câmara Municipal de Santo Tirso possui uma Nutricionista que valida as ementas escolares (almoços e lanches) e estas encontram-se disponíveis para consulta na plataforma SIGA.

Partilhar
ColorAdd Icone