União de Freguesias de Lamelas e Guimarei

A União de Freguesias de Lamelas e Guimarei, que resultou da reorganização administrativa de 2013, com uma área de 12,41 Km2, localiza-se no Vale do Leça do Município de Santo Tirso.

É limitada a norte pela união de freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães, a este pela união de freguesias de Carreira e Refojos e pela freguesia da Reguenga, a sul pelas freguesias de Agrela e Água Longa e a oeste pelo município da Trofa.

Localizada na margem direita do rio Leça e atravessado pela EN 105, o seu território carateriza-se por um tipo de povoamento rural disperso ao longo da rede viária e uma ocupação essencialmente de matriz agrícola.

Como pontos de interesse patrimonial, cultural e paisagístico destacam-se a Igreja Matriz de Lamelas, a Capela de Santo António e algumas antigas quintas agrícolas.

União Freguesias em números:

População residente

Densidade populacional