Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Licor de Singeverga - unidade produtiva

Uma bebida que eleva o espírito…, e apazigua a alma!

LICOR BTL

O Mosteiro de São Bento de Singeverga foi fundado em 1892 e elevado ao estatuto de Abadia em 1938 – a única ainda ativa em Portugal.
O Licor do Mosteiro de Singeverga é o único licor monástico português, sendo produzido por métodos totalmente artesanais pelos monges deste mosteiro beneditino, localizado em Roriz, no concelho de Santo Tirso.
Seguindo o lema beneditino – Ora et labora – os monges de Singeverga dedicam-se a várias atividades agrícolas que lhes proporcionam alimento e sustento, mas ocupam o seu tempo também com diversas artes, como encadernação em couro, escultura e fabrico de mobiliário litúrgico em madeira, para uso próprio e venda.
Em 1935, depois de várias experiências e afinações, chegaram também à descoberta de uma fórmula para um licor, a que deram o nome do mosteiro e do lugar onde este se ergue – Singeverga. Desde aí, a fórmula secreta é passada de monge para monge.
Requerendo tempo, perseverança e um trabalho meticuloso na sua preparação, o licor passa por duas macerações, com 12 especiarias e plantas aromáticas, ao longo de cerca de duas semanas até se chegar a um licor com corpo e volume, onde sobressai a caraterística cor topázio, devido principalmente ao açafrão. O licor inclui ainda canela, cálamo aromático, angélica raiz, cravinho, noz-moscada, mirra aromática, baunilha, entre outras. O licor repousa depois em pipas de carvalho, que são usadas ao longo de vários anos, o que lhe confere densidade e textura, mas também elegância e suavidade.
Licor de finíssimo aroma e paladar delicado, é o único licor em Portugal genuinamente monástico, preparado por monges, por destilação direta de especiarias e plantas aromáticas.

 

VISITAS
Província Portuguesa da Ordem Beneditina
Rua do Mosteiro de Singeverga, 200
4795|309 Roriz SANTO TIRSO
GPS 41.34475,-8.36819
 
Agendamento de visita:
Obrigatório com antecedência mínima de 3 dias (mediante disponibilidade)
 
Contactos para agendamentos:
Loja Interativa de Turismo da Câmara Municipal de Santo Tirso
Telef: (+351 252 830 411)
Email: turismo@cm-stirso.pt
Mosteiro de Singeverga
Telef: (+351 252 941 176)
Email: abadia@mosteirodesingeverga.com; licor@mosteirodesingeverga.com
 
Dias de visita:
SEG a SEX
10H00 às 12H00
15H00 às 17H30
SAB, FERIADOS e FÉRIAS
Sob consulta
DOM
Encerrado
 
Número de visitantes: Min. 05 / Max.15
Idade mínima: 18 anos
Línguas: PORT + ING + ESP + FRA
Duração da visita: 60 minutos
Loja: Sim
Para mais informações consultar: www.mosteirodesingeverga.com 
 
Licor Singeverga_02
 
Licor de Sinverga_03
 
Licor Singeverga_04
Partilhar
ColorAdd Icone