ECOXXI
Os municípios que se candidatam ao ECOXXI pretendem ver reconhecidas as boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade.
Para se candidatar ao ECOXXI, o município fornece informação relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, sendo avaliada por um grupo de peritos que integram a Comissão Nacional.
O resultado da candidatura resume-se num índice global percentual de políticas de sustentabilidade segundo o referencial ECOXXI.
Em 2023 Santo Tirso obteve 83,8%, no total de 21 indicadores de sustentabilidade analisados.
O Município Santo Tirso obteve a pontuação máxima no Indicador 5 (Transparência, Digitalização e Conectividade), Indicador 7 (Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável) e Indicador 14 (Qualidade do Ar e Informação ao Público).
Do total de 66 municípios que se candidataram em 2023, Santo Tirso está inserido no grupo dos municípios com Índice ECOXXI ≥ 80% e < 90%.
As boas práticas de sustentabilidade no concelho valeram à autarquia de Santo Tirso atribuição do Galardão ECOXXI pelo 16º ano consecutivo.