Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Prolongamento de Horário

Trata-se de um serviço que funciona como uma resposta social fundamental para as crianças e respetivas famílias, permitindo uma maior adequação dos tempos de permanência na escola às atuais necessidades das famílias e, em simultâneo, permitindo que os períodos extra escolares sejam também eles enriquecedores e favorecedores de um desenvolvimento integral das crianças;

Este complemento de horário permite assegurar o acompanhamento/apoio adequados, durante os seguintes períodos:

           - Acolhimento de manhã;

           - Prolongamento de horário, após o termos das atividades letivas

A aposta na continuidade deste serviço reflete o comprometimento da câmara Municipal em investir num serviço educativo de qualidade, promotor de aprendizagens múltiplas e gerador de uma escolaridade efetivamente inclusiva e integradora.

Estas atividades, ao apresentarem uma componente de apoio à família, permitem continuar a responder às suas necessidades, cumprindo assim a uma dupla necessidade: educativa e social.

 

Nível de frequência e condições - letivo 2020/2021

 

As atividades de animação e apoio à família (Prolongamentos de horários) são uma resposta social que, neste momento de pandemia, têm adquirido uma importância ainda mais essencial.

O facto de pais terem ficado impossibilitados de recorrerem à retaguarda familiar que, até aqui, era garantida pelos avós, fez aumentar as necessidades de apoio a este nível.

Com o início do ano letivo, surgiu o pedido de abertura desta valência nos dois únicos jardins de infância de concelho que, até momento, não dispunham desta oferta: Jardim de infância da EB de Caminhos (Agrela) e Jardim de infância da EB de Sequeirô.

Considerando que dever-se-iam garantir condições para todos os jardins de infância poderem dispor desta importante resposta social, a câmara municipal aprovou em reunião do executivo municipal de 26 de novembro a atribuição do apoio financeiro necessário a essa situação.

Em resultado deste apoio extraordinário, que envolverá um reforço de verba de 11.600,00€, é garantida a cobertura de 100% dos jardins de infância deste concelho com esta valência, para o ano letivo 2020/2021, envolvendo um total de 833 crianças.

 

 

Outras informações (Legislação útil)

 

Partilhar
ColorAdd Icone