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Programação Turística

O Serviço de Turismo cumpre as diretivas emanadas do executivo, as quais estão alinhadas com a Estratégia para o Turismo 2027 (apresenta um ambicioso conjunto de desafios, para o próximo decénio, em Portugal: pessoas, coesão, turismo todo o ano, acessibilidades, procura, inovação, sustentabilidade, simplificação e investimento).

O foco assenta em metas que integrem a sustentabilidade tridimensional (económica, social e ambiental):
i Aumentar a procura e receita turística (dimensão económica);
ii Aumentar a qualificação dos profissionais, impedir a sazonalidade e assegurar uma integração positiva nas populações residentes (dimensão social);
iii Incrementar os níveis de eficiência energética no setor, impulsionar uma gestão racional do recurso da água e promover uma gestão eficiente dos resíduos (dimensão ambiental).

5 Eixos e Linhas Estratégicas de atuação:
Eixo 1 ………. Valorizar o território e as comunidades
Eixo 2 ………. Impulsionar a economia
Eixo 3 ………. Potenciar o crescimento
Eixo 4 ………. Gerar redes e conectividade
Eixo 5 ………. Projetar Portugal

 

Na linha dos pressupostos, inscritos no Plano de Ação Municipal, e noutros documentos estratégicos, o Mapa de Ação e Eventos do Serviço de Turismo, tem incrementado e potenciado o usufruto do território de uma forma sustentável (estimulando a economia local, os agentes e atores económicos e propiciando o conhecimento das respetivas dinâmicas):

PROGRAMA RONDAS
Periodicidade mensal (último sábado)
Explora o território e os seus ativos (sob a forma de visitas guiadas).
Recorre, na grande maioria dos casos, a veículo de transporte de passageiros (para efetuar as deslocações).
Está aberto à participação interna e externa (sem limite de idade).
Inscrição obrigatória.
Participação gratuita.

PROJETO ONLY TRY
COLLECT MOMENTS NOT THINGS
Periodicidade trimestral
Explora o poder da experimentação, enquanto fator de conhecimento (assenta no principio ´fazer, para aprender´.
Promove o salutar convívio e a troca de saberes.
Desafios concretos são apresentados aos potenciais participantes (aprender a arte de interpretar/fazendo, algumas receitas da doçaria local; compreender/fazendo, a arte floral; conhecer/provando, os diferentes vinhos; perceber/escrevendo, a escrita do jornalismo; …
Participação condicionada a grupos reduzidos.
Inscrição obrigatória.
Participação paga (quantia simbólica).

PROGRAMA ISCO
Iniciativa pontual
Especialmente criado a pensar nos profissionais do setor do turismo.
Proporciona a visita a locais e projetos com interesse na cadeia de valor do turismo.
Visitas guiadas.
Participação condicionada a grupos reduzidos (transporte a cargo da edilidade).
Inscrição obrigatória.
Participação gratuita.

OUT PROMOTION
Iniciativa pontual
Campanhas de promoção externa do território (património construído, natural e artístico).
Surgem na sequência de convites ou, nalguns casos, mais raros, por autossugestão.
A título de exemplo:
Espanha (Santiago de Compostela, Ourense, Celanova)
Cidade do Porto (Aeroporto e Porto Welcome Center)
Lisboa (BTL)
Cidade de São João da Madeira
Outras cidades do território nacional
As campanhas procuram envolver, sempre que possível, os parceiros locais (projeção das marcas).

DIAS DA CAMÉLIA
Periodicidade anual
Festival em honra da flor de inverno (camélia).
Promove uma grande mostra que é simultaneamente um concurso.
O programa estende-se por três dias (ocorrem iniciativas paralelas, acrescentado valor e animação).
Conta com o apoio da Associação Portuguesa das Camélias.

VIVA… SANTO TIRSO
Periodicidade anual
Evoca todos os agentes e atores económicos que fazem do turismo uma industria valiosa e sustentável.
O Dia Mundial de Turismo (celebrado a 27 de setembro), é data obrigatória na programação de quatro dias.
Os ´protagonistas´ da fileira do setor do turismo são parte integrante das comemorações.

PASSAGEM DE ANO
Periodicidade anual
Acontece em plena praça pública, em frente aos Paços do Concelho.
Os festejos alegram a chegada de um novo ano.
Muita animação popular.

FIM DE SEMANA GASTRONÓMICO
(uma iniciativa TPNP)
Periodicidade anual
Um hino ao paladar e aos prazeres da mesa.
A restauração é convidada a participar com um menu predefinido. São três dias de degustação e provas de vinhos.
A hotelaria faz parceria e oferece descontos no alojamento.
A coordenação local está a cargo de cada município.

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