CSF/CSIF
Comissões Sociais de Freguesia/Inter-freguesias
São as Comissões Sociais de Freguesia (CSF) e as Comissões Sociais Inter-freguesias (CSIF) que dão sentido ao princípio da subsidiariedade da Rede Social, segundo o qual os problemas das populações devem ser resolvidos próximo das populações.
É, pois, nessa linha de orientação que as CSF e as CSIF desenvolvem o seu trabalho, na medida em que são compostas pelas Juntas de Freguesia e pelas instituições sedeadas na respetiva área geográfica, que são, como facilmente se pode perceber, as entidades mais próximas das comunidades locais, que vivem e sentem os seus próprios problemas.
Tendo em conta a reorganização administrativa do território, o Conselho Local de Ação Social aprovou, em sessão plenária de 11.12.2013, a reestruturação das CSF e das CSIF. Foram definidas três CSF e três CSIF, de acordo com a lista que se segue:
- CSF de Santo Tirso - U. F. de Santo Tirso, Couto (Santa cristina e São Miguel) e Burgães.
- CSF de Vila das Aves
- CSF de Além Rio - U. F. de Areias, Sequeirô, Lama e Palmeira.
- CSIF das Arribas do Vizela - Rebordões, Roriz, S. Tomé de Negrelos.
- CSIF de Vale do Leça - Agrela, Água Longa, Monte Córdova, Reguenga, U. F. de Carreira e Refojos, U. F. de Lamelas e Guimarei.
- CSIF da Zona Nascente - Vila Nova do Campo e Vilarinho
Deve ainda referir-se que estas CSF e CSIF têm um papel preponderante na elaboração dos Planos de Desenvolvimento Social (PDS), por quanto contribuem decisivamente para o diagnóstico de problemas que afetam as respetivas comunidades, assim como participam na definição de estratégias de desenvolvimento social a incluir no PDS.