autocarro_panoramica_percorre_municipio_no_dia_15_de_agosto_1_980_2500

Santo Tirso apresenta uma elevada variedade de recursos turísticos, que correspondem aos setores identificados na Estratégia para o Turismo 2027, sendo detentor de ativos diferenciadores (história, cultura e identidade, natureza, água), ativos qualificadores (gastronomia e vinhos, eventos) e ativos emergentes (bem estar, living), que proporcionam a este Município fortes potencialidades para a dinamização da atividade turística.

A existência de recursos âncora como o MIEC - Museu Internacional de Escultura Contemporânea, o Castro Monte Padrão, o Mosteiro de São Bento (monumento nacional), o Parque Metropolitano de Monte Córdova, as Termas das Caldas da Saúde, o Vale do Pisão, a rede de Parques de Lazer e a gastronomia típica (restaurantes regionais e produtos como os jesuítas e o licor de singeverga), entre outros, posicionam Santo Tirso como especialmente vocacionado para o desenvolvimento dos produtos “City e Short Breaks”, “Touring Cultural e Paisagístico”, “Gastronomia e Vinhos” e “Saúde e Bem Estar”.

Os últimos anos têm revelado uma tendência de crescimento do fenómeno turístico em Santo Tirso, visível no aumento do número de hóspedes e de dormidas. Crescimento impulsionado pela crescente procura por turistas estrangeiros, com destaque para o mercado alemão, espanhol e francês. A Taxa de Ocupação – Cama média em Santo Tirso é de 46,3%, em linha com a média nacional (46,4%) e superior à verificada na região Norte (39,4%).