Projeto Shared Green Deal - Economia Circular
Shared Green Deal
Experiência Local em Economia Circular
Para Santo Tirso o investimento sustentável representa uma prioridade estratégica de atuação, onde o tecido empresarial e associativo recebe e acolhe parceiros para desenvolver a comunidade de uma forma colaborativa, em prol de um ecossistema mais verde!
O principal objetivo do SHARED GREEN DEAL é estimular ações partilhadas sobre iniciativas do Pacto Ecológico em toda a Europa, fornecendo ferramentas de Ciências Sociais e Humanas (CSH) para apoiar a implementação de 8 áreas políticas do Pacto Ecológico da UE, a nível local e regional.
Os Parceiros Verdes
24 Parceiros Verdes foram selecionadas pelo consórcio SHARED GREEN DEAL para trabalhar localmente em seis temas diferentes do Pacto Ecológico Europeu: Energia Limpa, Economia Circular, Preservação da Biodiversidade, Mobilidade Sustentável, Renovações Eficientes e Alimentação Sustentável.
Descubra mais aqui.
Os Parceiros Verdes representam organizações locais ou governos locais de toda a Europa e têm a oportunidade de contribuir para a implementação local das prioridades do Pacto Ecológico, criar e reforçar as relações com a sua comunidade e instituições locais, beneficiando simultaneamente dos resultados de aprendizagem que podem ser adotados como parte dos seus próprios processos.
O município de Santo Tirso foi um dos 4 Parceiros Verdes escolhidos para trabalhar a temática de Economia Circular.
Os três Parceiros Verdes foram selecionados de um total de 46 candidatos a esta vertente.
Clique nas imagens para saber mais sobre cada parceiro!
Nome do projeto: A importância da standardização para a transição na economia circular
Parceiro Verde: Organização de Normalização do Chipre (CYS), Nicósia/Limassol/Larnaca, Chipre
Nome do projeto: Soluções inovadoras de suficiência e modelos empresariais para a economia circular no setor têxtil em Val-de-Marne
Parceiro Verde: Val-de-Marne en Transition
Nome do projeto: A indústria 4.0 e a economia circular em Ljubljana
Parceiro Verde: Technology Park Ljubljana
Mobilizar a indústria de Santo Tirso para uma economia limpa e circular
A transição da UE para uma economia circular reduzirá a pressão sobre os recursos naturais e criará crescimento sustentável e novas oportunidades de emprego. A economia circular representa uma oportunidade para alcançar o objetivo de neutralidade climática da UE para 2050 e para travar a perda de biodiversidade. A participação de Santo Tirso e das suas organizações locais tem potencial para aumentar drasticamente a implantação de uma economia circular e beneficiar os cidadãos de toda a Europa, bem como as suas economias locais.
Com este ímpeto, a participação do Município de Santo Tirso no Shared Green Deal – Experiência Local em Economia Circular, tem como objetivos:
a) Apoiar a inovação de negócios circulares nos setores têxtil, polímeros e agroalimentar e outros setores complementares estabelecendo um Pólo Acelerador Local, na Fábrica de Santo Thyrso;
b) O Pólo Acelerador Local reunirá e compartilhará conhecimento sobre boas práticas em modelos de negócios sustentáveis e circulares para apoiar a inovação em empresas e instituições locais e estimular a introdução de conceitos de economia circular, assim como identificar necessidades e desafios locais e cocriar soluções;
c) Configurar e testar novos modelos de negócios circulares, envolvendo agentes e atores do setor empresarial, educação, associações e consumidores.
Fases e Atividades
O desenvolvimento da Experiência Local em Santo Tirso do Shared Green Deal – Economia Circular compreende as seguintes fases
a) Fase I – Criação de Espaços Interativos:
- Criação do Polo Acelerador Local;
b) Fase II – Negociação e Cocriação:
- Mapeamento de inovação empresarial para a circularidade;
- Ciclo de Workshops em Economia Circular;
c) Fase III – Incorporação da economia circular:
- Colaboração entre redes;
- Prémio Economia Circular;
d) Fase IV – Coleção de dados:
- Entrevistas.
Participantes da Experiência Local em Santo Tirso