Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Sensibilização

ONDAS DE CALOR

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê um aumento gradual de temperatura nos próximos dias, podendo as temperaturas máximas atingir os 41°C em algumas zonas do país. Em dias de temperaturas elevadas, a Direção-Geral da Saúde recomenda a adoção de medidas de proteção adicionais.
1. Procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados;
2. Aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
3. Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas. Utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas e após os banhos na praia ou piscina;
4. Utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta;
5. Evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior;
6. Escolher as horas de menor calor para viajar de carro. Não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol;
7. Dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas;
8. Os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas especificas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do centro de contacto SNS 24: 808 24 24 24;
9. Assegurar que as crianças consomem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado. As crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta;
10. Contactar e acompanhar os idosos e outras pessoas que vivam isoladas. Assegurar a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado;
11. Ter cuidados especiais, nomeadamente: moderar a atividade física, evitar a exposição direta ou indireta ao sol e garantir ingestão frequente de líquidos;Para se proteger dos efeitos negativos do calor intenso mantenha-se informado, hidratado e fresco.

ONDA DE CALOR

 

 

Dia da Proteção Civil

O Dia da Proteção Civil é comemorado todos os anos a 1 de março e tem como objetivo sensibilizar a população para a importância dos temas associados à proteção civil, nomeadamente para a prevenção.

Comemorações do Dia da Proteção Civil 2016 - Cartaz

Proteção Civil nas Escolas

Com a publicação do Regime Jurídico da Segurança contra Incêndios (Decreto-Lei n.º 220/2008 de 12 de novembro alterado pelo Decreto-Lei n.º 224/2015 de 9 de outubro e a Portaria n.º 1532/2008 de 29 de dezembro) o Responsável de Segurança de cada edifício escolar tem de submeter à apreciação da Autoridade Nacional de Proteção Civil os Planos de Prevenção e Emergência, dando cumprimento ao disposto na alínea b) do n.º 2 do art. 34.º do citado Decreto-Lei.
 
Neste sentido o SMPC tem auxiliado os estabelecimentos de ensino do concelho na elaboração dos respetivos planos com o objetivo de que estes sejam aprovados pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.
 
Numa fase inicial dos trabalhos efetuaram-se sessões de esclarecimento dirigidas aos estabelecimentos de ensino deste concelho, tendo sido sensibilizados para a necessidade de elaboração deste documento. Foram esclarecidas dúvidas e fornecido material de apoio à elaboração dos Planos.
 
Atualmente, técnicos do SMPC de Santo Tirso procedem à avaliação individual de cada um dos Planos entregues pelos respetivos responsáveis de segurança das escolas e colaboram na elaboração de plantas que integram os Planos de Prevenção e Emergência. São ajustadas algumas questões e feitas visitas técnicas às escolas – Escolas Básicas e Jardins de Infância - com vista à otimização da segurança da comunidade escolar.

Clubes de Proteção Civil

A Câmara Municipal de Santo Tirso é parceira no projeto "Clubes de Proteção Civil" da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
 
Os Clubes de Proteção Civil, constituídos nas escolas do nosso concelho, envolvem a comunidade educativa e desempenham um importante papel na educação para a cidadania e na formação de cidadãos responsáveis.
 
O Projeto pretende divulgar a atividade da Proteção Civil e promover uma cidadania ativa e participativa concretizando os seguintes objetivos:
- Informar a população escolar sobre os riscos coletivos;
- Educar para as medidas preventivas e de autoproteção;
- Promover atitudes e comportamentos adequados em situações de emergência;
- Incentivar ao voluntariado em prol de uma sociedade mais solidária e responsável;
- Envolver a comunidade educativa na construção de uma cultura de segurança.
 
Neste contexto e no âmbito do projeto de sensibilização “…antes que seja tarde…”, promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso são desenvolvidas atividades com os estabelecimentos de ensino sobre esta temática.
 
Partilhar
ColorAdd Icone