Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Turismo Industrial

O município de Santo Tirso tem um passado muitíssimo interessante, sob vários pontos de vista.

Situemo-nos no século dezanove.

Santo Tirso está encaixado no Vale do Ave. Este território foi um assombro no setor da indústria têxtil (as fábricas produziam e exportavam para o mundo). A riqueza gerada, dava origem a bairros operários e a uma dinâmica socio económica ímpar. Famílias inteiras trabalhavam na ´fábrica´. A movida social estava fortemente condicionada pelo toque da chaminé. Este elemento arquitetónico, impunha-se na paisagem e no coração dos trabalhadores.

As mulheres e os homens aprendiam a arte de bem urdir nos teares; os mais criativos davam sugestões para os padrões/estampados; os aprendizes apanhavam canelas; as encomendas eram preparadas nos grandes armazéns; as contas aos metros e às peças, eram da responsabilidade de homens de confiança (contas feitas no papel e somadas sem calculadora); os Patrões eram os Senhores da Terra...!

Este universo, recheado de histórias e de saberes, foi preservado em alguns lugares.

Santo Tirso tem o privilégio de integrar o grupo de territórios, cuja herança gerou motivação para a sua preservação e valorização. O Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrso, é disso exemplo.

Atualmente, o património industrial convive com a indústria viva.

É possível visitar um mosteiro e conhecer o processo produtivo de um licor (monástico e único, no panorama nacional). A antiguidade acrescentou sabedoria e engenho. A arte de bem fazer, vive dos ingredientes exóticos e do talento de os combinar (dando ao tempo, o dom que lhe é devido).

O Turismo Industrial facilita este conhecimento e permite criar experiências únicas. Visite Santo Tirso…, venha conhecer a oferta do Turismo Industrial.

Partilhar
ColorAdd Icone