União de Freguesias de Carreira e Refojos de Riba de Ave

A União de Freguesias de Carreira e Refojos de Riba de Ave, que resultou da reorganização administrativa de 2013, com uma área de 9,49 Km2, localiza-se no Vale do Leça do Município de Santo Tirso.

É limitada a norte pela freguesia de Monte Córdova, a este pelo município de Paços de Ferreira a sul pela freguesia da Reguenga e a oeste pela união de freguesias de Lamelas e Guimarei.

Atravessada pelo rio Leça e pela EN 105, carateriza-se por um povoamento tipo linear e disperso ao longo da rede viária, mais concentrado junto à referida estrada nacional e à estrada municipal que passa a meia encosta. Localiza-se nesta união de freguesias a Unidade de Saúde Familiar Veiga do Leça.

O território tem uma ocupação agrícola no vale e florestal na zona mais alta da encosta.

Como pontos de interesse patrimonial, cultural e paisagístico, destacam-se a Igreja Matriz de Refojos, a Capela de S. José, o edifício do antigo tribunal, a antiga cadeia, os moinhos da Fervença, e algumas antigas quintas agrícolas, entre as quais a Quinta do Casal e a sua valiosa coleção de japoneiras.

União Freguesias em números:

População residente

Densidade populacional