Santo Tirso EMPREENDE

CMST_INVESTEMP

No quadro do INVEST Santo Tirso, criado pela Câmara Municipal de Santo Tirso para impulsionar a dinamização económica do concelho, foi lançado o projeto Santo Tirso EMPREENDE, com o objetivo de promover e incentivar ideias de negócio e criação de novas empresas no município.

A 1ª fase de candidaturas aos Concursos de Ideias Santo Tirso EMPREENDE decorreu de 10 de abril a 29 de maio de 2018. A 2ª Fase de Candidaturas decorreu de 17 de setembro a 19 de outubro.

Os Concursos de Ideias Santo Tirso EMPREENDE visam a seleção, avaliação e valorização de ideias e/ou projetos inovadores nas seguintes áreas:

- Produtos e Serviços Turísticos;

- Design;

- Moda e Design de Moda.

Quem se pode candidatar?

Podem candidatar-se pessoas, a título individual e coletivo, ou microempresas criadas há menos de 2 anos, que pretendam implementar projetos inovadores que se enquadram com os objetivos do concurso. Não há restrições relativas à área de residência ou naturalidade dos candidatos.

Como se pode candidatar e até quando?

As normas de participação no concurso, encontram-se disponíveis abaixo.

Consulte as normas de participação dos Concursos - Design, Produtos e Serviços Turísticos e Moda e Design de Moda

Quais são os Critérios de Seleção?

As candidaturas serão apreciadas por um Júri, que selecionará para cada um dos 3 Concursos as 10 melhores ideias de negócio, com base nos seguintes critérios:

- Adequação do perfil do(s) promotores da ideia;

- Originalidade da ideia e potencial para valorização e inovação económica e/ ou social;

- Impacto potencial na economia do concelho de Santo Tirso.

Após a fase do Concurso de Ideias, o que acontece?

2ª Etapa - Capacitação e Apoio Técnico aos Promotores

Os promotores das 10 ideias selecionadas para cada um dos 3 Concursos de Ideias terão acesso a:

• Ações de “Coaching”, num total de 120 horas, visando o desenvolvimento de competências transversais;
  • Workshops especializados, num total de 120 horas, visando o desenvolvimento de competências específicas nas respetivas áreas a que concorreu: Produtos e Serviços Turísticos; Design; Moda e Design de Moda.
  • Espaço de co-working nas instalações do Invest Santo Tirso, durante esta fase e se assim o desejarem.
  • Apresentação pública do projeto.

3ª Etapa - Apoio à criação da empresa e ao projeto

Os promotores dos 3 melhores projetos, para cada um dos 3 Concursos de Ideias, terão acesso a:

• Apoio jurídico à criação da empresa;
  • Elaboração de um Plano de Negócios;
  • Utilização de um espaço de trabalho, sem custos, por um período de 6 meses a contar da data da seleção;
  • Acesso a informação sobre apoios disponíveis;
  • Capacitação para acesso a instrumentos de capitalização;
  • Contactos com uma rede de mentores;