Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Ciclo de Workshops de Capacitação em Economia Circular

 20231219_ciclo de workshops2

WORKSHOP 1 - MAPEAR CIRCULARIDADE E DEFINIÇÃO DO DESAFIO LOCAL

24/10/2023

 

O Centro de Empresas e Inovação (CEI), localizado na Fábrica de Santo Thyrso, foi o palco escolhido para receber o primeiro Workshop do Ciclo dedicado à Economia Circular, no âmbito da iniciativa Shared Green Deal, que decorreu em outubro.

O Shared Green Deal, um projeto europeu financiado, abrange a implementação de 24 experiências sociais direcionadas a seis

temas prioritários específicos do Pacto Ecológico (Energia Limpa, Economia Circular, Renovações Eficientes, Mobilidade Sustentável, Alimentação Sustentável e Preservação da Biodiversidade). Das 349 candidaturas realizadas na Europa, o Município de Santo Tirso foi selecionado, juntamente com outras 24 entidades, para realizar o projeto no contexto da temática da circularidade.

O workshop contou com a participação 19 representantes dos setores agroalimentar, polímeros, têxtil e do setor público. A diversidade dos participantes, que incluiu representantes do setor privado, bem como colaboradores do município de Santo Tirso e da Agência Portuguesa do Ambiente, proporcionou uma plataforma única para o início da troca de ideias e experiências.

O debate durante o workshop centrou-se nos recursos passivos e ativos disponíveis, assim como no ecossistema que envolve as entidades presentes. O objetivo central consistiu em mapear estes recursos e discutir os desafios comuns enfrentados pela audiência. Naturalmente, iniciou-se o estabelecimento de uma rede sólida entre as empresas participantes, visando estabelecer sinergias circulares e parcerias estratégicas, de modo a potenciar o interesse de todos os intervenientes.

Esta foi apenas a primeira etapa de um ciclo de três workshops, sendo que os próximos se concentrarão na ideação e prototipagem de soluções para os desafios identificados.

O evento não apenas realçou a importância da economia circular, mas também evidenciou a capacidade de iniciativas colaborativas como o Shared Green Deal para impulsionar mudanças significativas em direção a um futuro mais sustentável. Junte-se a esta iniciativa e a Santo Tirso, em prol de um ecossistema mais verde!

Imagem1 

Imagem2

 

 

WORKSHOP 2 - IDEAÇÃO E PROTOTIPAGEM

12/12/2023

 

Após o sucesso do primeiro Workshop do Ciclo de Workshops de Capacitação para a Economia Circular, decorreu já o segundo, a 12 de dezembro de 2023, no Centro de Empresas e Inovação, na Fábrica de Thyrso. Nesta fase, os 19 participantes deram início ao processo de design thinking para desenvolver ideias de projetos e negócios de inovação circular, alinhadas com os recursos identificados no primeiro workshop. O foco foi aprofundar a investigação sobre o projeto empreendedor, com ênfase na sustentabilidade ambiental, económica e social.

Durante o segundo workshop, utilizou-se o Value Proposition Canvas e, divididos em 4 Grupos de Trabalho, os participantes passaram pelo processo de ideação e prototipagem, resultando em 4 soluções de inovação distintas com base em princípios de circularidade. As organizações, colaborantes na procura ativa da implementação de práticas circulares para enfrentar desafios comuns, reúnem-se, novamente, a 16 de janeiro de 2024. O objetivo é concluir a metodologia de design thinking com a validação da solução junto ao consumidor final, incluindo a confirmação das hipóteses criadas durante o processo de ideação e prototipagem.

Como estímulo à criatividade e a uma maior mobilização para adoção de práticas circulares, uma das soluções circulares será premiada na Cerimónia de Economia Circular do Shared Green Deal, a realizar-se na Fábrica de Thyrso, no final do ciclo de workshops, na qual serão também divulgados os projetos em curso no âmbito do Ciclo de Workshops de Capacitação para a Economia Circular.

Imagem1

Imagem2

Imagem34

 

 

WORKSHOP 3 - FEEDBACK DO CONSUMIDOR

16/01/2024

TR_19530TR_19544

O Ciclo de Workshops de Capacitação para a Economia Circular, terminou dia 16 de janeiro de 2024, com a implementação do último Workshop da saga de três.  Tal como os anteriores dois, teve lugar no Centro de Empresas e Inovação, na Fábrica de Thyrso.

Após terem definidos os desafios locais, bem como as necessidades que se observam e que se cruzam entre os participantes, foi possível criar grupos de trabalho que, durante o segundo workshop desenvolveram propostas de valor concretas. Durante o terceiro workshop, foi passado conhecimento relacionado com o processo de feedback.

Assim, este pretendeu desenvolver mecanismos de feedback para as propostas de negócio desenvolvidas pelos participantes compostos por organizações privadas, públicas e comunidade científica. Uma vez que, mesmo as melhores ideias de negócio, devem ser construídas com base em colaboração e na opinião de todas as partes envolvidas. 

Os resultados são evidentes e demonstram um grande potencial de colaboração circular entre organizações de Santo Tirso. A comunidade empresarial de Santo Tirso está agora, melhor que nunca, preparada para abraçar projetos assentes em pilares de inovação e circularidade. Rumo a um futuro mais sustentável, com visão alinhada com o Green Deal Europeu.  

O desafio é dar continuidade e nunca perder a vontade de inovar. Contamos consigo para dar continuidade a esta missão?

Partilhar
ColorAdd Icone