Viva a Rua regressa no próximo sábado com animação no centro da cidade

24 Maio 2022

INICIATIVA DE ÂMBITO EUROPEU QUER PROMOVER RUAS SEM CARROS

A Câmara Municipal de Santo Tirso promove, no próximo sábado, 28 de maio, a segunda edição do Viva a Rua, uma iniciativa que visa desafiar a população a experimentar as ruas centrais da cidade sem carros e que se realiza no âmbito da integração na rede europeia URBACT – Thriving Streets (Ruas Prósperas).

Depois da primeira edição, que decorreu no passado dia 26 de março, o Viva a Rua regressa, este sábado, com um conjunto de atividades que irão decorrer, das 10h00 às 18h00, em algumas das principais artérias do centro de Santo Tirso, onde o trânsito e o estacionamento estarão suspensos durante este período: Praça Camilo Castelo Branco, Praça Conde de São Bento, Rua de José Luís Andrade, Largo do Coronel Baptista Coelho, Rua do Dr. António Augusto Pires de Lima e Rua de Sousa Trêpa.

A Praça Camilo Castelo Branco será palco, ao longo de todo o dia do Bazar d’Artes & Ofícios.

Na Praça Conde de São Bento, também durante todo o dia, além de um espaço dedicado aos jogos tradicionais, dinamizado pelo Agrupamento de Escuteiros, haverá lugar para um workshop e uma corrida de carrinhos solares, da Agência de Energia do Porto. Ainda nesta praça, entre as 10h00 e as 11h00, irá decorrer uma aula do Santo Tirso Ativo, que visa promover a atividade física entre a população maior de 60 anos de idade. Mais tarde, das 16h00 às 16h30, terá lugar uma Performance de Dança pela CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente.

A Rua de José Luís de Andrade estará reservada a atividades relacionadas com a gastronomia. Das 11h00 às 13h00 irá decorrer um show cooking, entre as 13h00 e as 16h00 o destaque irá para as merendas de S. Rosendo e, das 16h00 às 17h00, haverá um novo show cooking. Ao longo de todo o dia, estará disponível para todos os que por ali passarem a Divina Esplanada, dedicada aos copos e iguarias.

Para o Largo do Coronel Baptista Coelho está prevista, das 10h00 às 18h00, uma mostra de arte e artesanato – o situARTE – e um Laboratório de H2O – Bar de Águas Aromatizadas, da responsabilidade das Águas do Norte. Entre as 11h00 e as 15h00, a empresa oferece aos mais pequenos uma Hora do Conto, dedicada à história “O Sr. Ribeiro e o Guarda-Rios”.

Das 10h00 às 18h00, a Rua Dr. António Augusto Pires de Lima estará reservada para os adeptos do exercício físico, com a realização de um circuito de atividades desafiadoras, promovidas pelos ginásios BreaKgym, D’Alma e Corpo, Focus e Ginásio Alive – Fitness Factory. Os interessados em participar deverão inscrever-se, previamente, nestes ginásios.

Na Rua de Sousa Trêpa irão decorrer, também ao longo do dia, diversos jogos desportivos e será, ainda, possível aprender a andar de bicicleta, numa ação da responsabilidade da Rio Natura e ProximAdventures.

Além destas ações, vão decorrer em todas as artérias envolvidas no programa do Viva a Rua várias atividades paralelas de animação, designadamente de sensibilização ambiental. Haverá, ainda, uma campanha de descontos, “Aqui Há Stocks”, a decorrer em várias lojas do comércio local, numa parceria com a Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso (ACIST).