Santo tirso promoveu residência internacional para jovens empreendedores

08 Junho 2021

INICIATIVA JUNTOU JOVENS PROVENIENTES DOS PARCEIROS PORTUGUÊS E ESPANHOL DO PROJETO AYCH

A Fábrica de Santo Thyrso recebeu, ao longo de cinco dias, jovens de Portugal e Espanha para mais uma residência internacional AYCH. Proporcionar aos participantes a oportunidade de beneficiarem de know-how especializado para potenciar os seus projetos foi o grande objetivo.

Direcionada a jovens entre os 16 e os 30 anos que integraram os programas de Incubação do Atlantic Youth Creative Hubs – AYCH, a última residência Internacional do projeto realizou-se em Santo Tirso. A iniciativa juntou 10 jovens dos parceiros de Espanha (Vida Lactea - Lugo) e Portugal (Município de Santo Tirso) que, ao longo de cinco dias, frequentaram workshops e realizaram um conjunto de visitas a locais de interesse estratégico para o desenvolvimento dos seus projetos.

“O AYCH veio trazer uma nova forma de encarar o papel da juventude no desenvolvimento de soluções para os desafios da atualidade”, acredita o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, lembrando que “esta residência internacional veio dar-lhes ainda mais ferramentas para que consigam apostar em ideias sustentáveis e inovadoras que respondam às reais necessidades do mercado”.

Para os cinco dias foi, de resto, desenvolvida uma programação adequada às áreas dos participantes, nomeadamente através de workshops de design gráfico, prototipagem, web & app development e o desenvolvimento de modelos de negócio, inovação e sustentabilidade.

Paralelamente, foram levadas a cabo visitas de estudo ao Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produtos (CEIIA), às oficinas da Escola Superior de Media Artes e Design e ao Projeto World of Wine, de modo a dar a conhecer projetos inovadores, assim como os equipamentos e tecnologias utilizados para o seu desenvolvimento.

“O facto de termos conseguido realizar esta residência na fase final do projeto, recebendo jovens de Espanha e cumprindo sempre todas as regras de segurança, é demonstrativo da capacidade de adaptação e resiliências que fomos adquirindo com a pandemia”, adianta Alberto Costa. O autarca está convicto de que receber uma iniciativa deste género na Fábrica de Santo Thyrso “irá, certamente, ser um importante marco no legado AYCH por garantir o aprofundamento de competências que irão permitir aos jovens desempenhar, no futuro, um importante papel no desenvolvimento económico e social do Espaço Atlântico e da União Europeia”.

A Câmara Municipal de Santo Tirso, através do INVEST Santo Tirso, é o representante português no projeto europeu AYCH, uma parceria internacional que tem como principal objetivo desenvolver novas abordagens nos serviços de apoio aos jovens em toda a área do espaço atlântico no setor criativo, procurando fomentar o empreendedorismo e emprego jovem.