Santo tirso lança projeto pioneiro de orientação vocacional

10 Fevereiro 2022

ORIENTA-TE É DESTINADO AOS ALUNOS DO 9º ANO DE ESCOLARIDADE

A Câmara Municipal de Santo Tirso apresentou, esta terça-feira, o projeto Orienta-te, uma iniciativa pioneira, complementar à orientação vocacional realizada nas escolas, que irá permitir aos alunos do 9º ano uma breve experiência em contexto real de trabalho.

Ajudar a clarificar as dúvidas dos jovens, contribuindo para uma tomada de decisão sólida em relação ao percurso académico a seguir, é o grande objetivo do projeto impulsionado pelo Município de Santo Tirso como complemento à orientação vocacional levada a cabo nas escolas.

“Com a implementação deste projeto, a Câmara Municipal servirá de charneira entre a escola e o mercado de trabalho”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, lembrando que o Orienta-te chegará, neste ano letivo, a 448 alunos.

Para o autarca, “este é, efetivamente, um projeto inovador que envolve a comunidade educativa, o trabalho excecional dos psicólogos e das escolas, um vasto leque de empresas e instituições parceiras, de modo a garantir que os nossos jovens podem vivenciar algumas das profissões que pretendem seguir, e decidir, de forma consciente e com base na realidade laboral, qual o ofício com que mais se identificam”.

Cada aluno poderá, assim, designar até três profissões que gostaria de acompanhar de perto. O horário será, depois articulado entre a Escola e os parceiros, de modo a que os alunos possam observar, executar (quando possível) e esclarecer todas as dúvidas acerca das profissões.

A apresentação do Orienta-te incluiu, ainda, uma mesa redonda com intervenções de Luísa Orvalho, docente na Universidade Católica Portuguesa, Maria do Céu Taveira, professora associada da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Sofia Ramalho, vice-presidente da ordem dos Psicólogos, e Carlos Resende, docente na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.