Requalificação da Avenida Conde de Vizela no terreno
OBRA NA FREGUESIA DE VILA DAS AVES CUSTARÁ 71,5 MIL EUROS
Já arrancaram as obras de requalificação da Avenida Conde de Vizela, na freguesia de Vila das Aves. A empreitada, da responsabilidade da Câmara Municipal de Santo Tirso, envolve uma intervenção nos passeios, com a criação de espaços ajardinados e zonas de estadia, num investimento de 71,5 mil euros.
O objetivo é que a Avenida Conde de Vizela se constitua como a ”porta de entrada” e espaço de receção principal a importantes interfaces da rede de acessibilidades, nomeadamente a estação ferroviária e a EN105.
Assim, a intervenção irá resolver os problemas que atualmente afetam, essencialmente, os peões, nomeadamente a deterioração do pavimento, devido à presença dos troncos em caldeiras isoladas dos exemplares arbóreos abatidos e os impactos.
A obra irá também fazer desaparecer o impacto visual e o desconforto climático gerados pela “atual” exposição e abertura da avenida face ao todo construído envolvente e à proximidade da linha ferroviária. Por outro lado, os bancos em betão serão todos recuperados, tornando a Avenida Conde de Vizela não só um espaço que privilegia o peão, mas também criando condições para zonas de estadia.
O projeto engloba, ainda, a requalificação das zonas das passadeiras e de acesso a escadas e rampas, seguindo o Manual de Boas Práticas o Programa de Mobilidade Sustentável para Santo Tirso. Estas zonas estarão, ainda, de acordo com o Manual de Uso de Pavimento Tátil na Via Pública, da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).
As obras iniciaram-se no início do mês de novembro, prevendo-se que a requalificação este concluída até ao final de janeiro. A obra surge após o abate de árvores existentes naquele local, uma vez que apresentavam uma estrutura muito fragilizada que colocava em causa a segurança de pessoas e bens. Uma situação que foi concertada entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e a Junta de Freguesia de Vila das Aves.