Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Projetos portugueses em destaque no Festival Internacional de Guitarra

17 Maio 2016
Sandro norton quarteto 1 980 2500

MUNICÍPIO RECEBE, ESTE FIM DE SEMANA ESPETÁCULOS DE SANDRO NORTON QUARTETO E GNOMON

No próximo fim-de-semana, mais três grandes nomes dão continuidade ao ciclo de concertos da 23ª edição do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso, entre eles dois projetos portugueses. No dia 20 de maio, o croata Zoran Dukic brinda-nos com uma interpretação de guitarra clássica, que precede o espetáculo de jazz fusão de Sandro Norton Quarteto, que tem lugar no sábado. Dia 22, é a vez de Gnomon apresentar em Santo Tirso o melhor da sua música fusão.

A música clássica de Zoran Dukic dá início a um fim-de-semana de três grandes espetáculos de guitarra em Santo Tirso. O croata apresenta-se no dia 20 de maio, sexta-feira, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal. Depois de ter ganho um número estonteante de competições, Zoran Dukic é atualmente o guitarrista mais premiado a nível internacional, e faz a sua estreia em Portugal.

O croata apresenta um domínio surpreendente de diversos períodos e estilos, quer como solista quer com orquestra, com programas de concerto que incluem um repertório variado e que deixam marcas intensas e duradouras nas audiências e nos críticos. Entusiasta do ensino, leciona atualmente no Royal Conservatory of Music de Haia e na Escola Superior de Música de Barcelona.

Sábado, dia 21 de maio, é a vez de Sandro Norton Quarteto fazer ouvir o sua jazz fusão. O quarteto português sobe ao palco do Auditório Eng.º Eurico de Melo pelas 21h30, para um espetáculo onde apresenta, em perfeita alquimia, uma mistura de jazz tradicional, blues, rock e jazz fusão.

Sandro Norton Quarteto integra Filipe Raposo no piano, Carlos Barreto no contrabaixo, Alexandre Frazão na Bateria e Sandro Norton nas guitarras. No mesmo dia, pelas 10h30, Sandro Norton protagoniza um workshop de técnicas de percussão jazz na guitarra, que terá lugar na Fábrica de Santo Thyrso.

O último concerto deste fim de semana tem lugar no domingo, 22 de maio, pelas 18h00, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves. Os portugueses Gnomon prolongam o registo de fusão no Festival, com uma atuação que “desrespeita” as fronteiras musicais, abordando livremente as coordenadas do mundo imenso da música tradicional portuguesa, do jazz ou das cores eruditas.

O cruzamento de texturas eletrónicas e acústicas também permite ao som dos Gnomon alcançar um fôlego mais universal, resultado da riqueza imagética da música que criam. A banda tem dois registos discográficos editados antes do seu mais recente álbum, “O Homem que Voava Baixinho”, um EP editado em 2007 e o álbum “Jardim de Ferro”, lançado em 2009, que conta com a participação de vários artistas de renome, e que conquistou as mais entusiasmadas críticas junto dos media.

Numa nova fase da sua existência, os Gnomon são constituídos por Tiago Machado (guitarras clássica e eléctrica), Carlos Ribeiro (Guitarras clássica e eléctrica), Paco Dicenta (baixo fretless), Pedro Oliveira (bateria), Samuel Coelho (violino e eletróni¬ca), Hugo Correia (Teclados e Violoncelo) e Noélia Alvarez (voz).

Os bilhetes para os três concertos têm o valor de 7,50€, com 50% de desconto para estudantes, e podem ser adquiridos nas instalações da ARTAVE, na FNAC do Norte Shopping e de Santa Catarina.

Partilhar
ColorAdd Icone