Palheta Bendita regressa a 6 e 7 de maio

04 Maio 2022

CONCERTOS, OFICINAS, BAILE E APRESENTAÇÃO DE LIVROS FAZEM PARTE DO PROGRAMA

A Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a Associação Cultural Tirsense, promove a 15ª edição do festival Palheta Bendita. A iniciativa tem como objetivo valorizar tocadores e construtores de instrumentos, com destaque para os de raiz portuguesa. Concertos, oficinas, baile e apresentação de livros, fazem parte do programa.

Depois de na última edição o festival Palheta Bendita ter sido realizado em formato online, devido à Covid-19, este ano a música tradicional está de regresso a Santo Tirso em formato presencial.

A 15ª edição da Palheta Bendita arranca na próxima sexta-feira, dia 6, com um concerto de um dos duetos de gaiteiros mais conhecidos e respeitados da Galiza: Pablo Carpinteiro e Rosa Sanchez, no Club Tirsense. A noite terminará com uma sessão do DJ Gaiteirinho no bar Carpe Diem.

Já no sábado, entre as 14h00 e as 17h00, terá lugar um conjunto de oficinas de gaitas de fole, combo e sanfona, a realizarem-se na Escola de Música Tradicional da Ponte Velha.

No mesmo dia, pelas 18h00, decorre a apresentação dos livros “Contradanças e Quadrilhas Durienses: um projeto de recolha e divulgação do NEFUP”, e “The Essense Of Traditional Soud”, por Alexandre Cadarso Suárez. As iniciativas têm lugar na Escola de Música Tradicional da Ponte Velha.

À noite, pelas 21h30, o antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso recebe German Diaz, uma referência mundial da sanfona, para uma apresentação a solo. De seguida, haverá baile com a banda portuense “Dois ao Quadrado”, seguida de foliada, na Associação Amigos do Sanguinhedo.

Todas as atividades são gratuitas sendo, no entanto, necessária a reserva dos bilhetes através do email palheta.bendita@gmail.com. Informações e inscrições para as oficinas podem, também, ser feitas através dos contactos 926 850 624 ou 917 883 031.

Todo o programa do festival pode ser consultado em www.cm-stirso.pt.