Gastronomia única para dar a conhecer em Santo Tirso

16 Março 2016
FIM DE SEMANA GASTRONÓMICO DECORRE ENTRE 1 E 3 DE ABRIL COM ROJÕES, JESUÍTAS E LICOR DE SINGEVERGA

São 21 os restaurantes do concelho que vão receber o “Fim de Semana Gastronómico”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso e inserida na programação do Turismo do Porto e Norte de Portugal. De 1 a 3 de abril, pode usufruir de condições vantajosas nos vários restaurantes e empreendimentos turísticos aderentes.

“Uma ementa irresistível”. Foi assim que o presidente do Turismo e Norte de Portugal, Melchior Moreira, classificou a oferta que, de 1 a 3 de abril, Santo Tirso vai «oferecer», no âmbito da iniciativa Fins de Semana Gastronómicos.

Rojões, jesuítas e licor de Singeverga são as iguarias da edição deste ano e foram esta terça-feira apresentadas publicamente, numa iniciativa que decorreu na Quinta de Fora. “Santo Tirso é um exemplo, no âmbito daquelas que devem ser as políticas voltadas para a promoção dos municípios, no contexto da região”, elogiou Melchior Moreira, acreditando que a gastronomia é uma boa forma de prender a atenção dos turistas.

Já o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, lembrou que a gastronomia é uma das potencialidades representativas do concelho, associada ao património cultural e natural, rico no Município. “O turismo tem sido uma das traves mestras da nossa orientação política neste mandato, porque consideramos que existem muitas potencialidades ao nível do emprego e da economia local”, referiu o autarca.

Assim, ficou feito o convite: “Este pode ser um bom fim de semana para comer boa comida e visitar o Museu Internacional de Escultura Contemporânea, ou descobrir os percursos pedestres nos nossos trilhos”.

A integrar a iniciativa dos “Fins de Semana Gastronómicos” estarão os seguintes restaurantes: Quinze, Adega Regional do Zé, Adega Regional “O Escondidinho”, Barreira, Bonzão, Braseiro das Aves, Cá – Te – Espero, Cozinha da Avó, Cozinha do Ave, Dona Unisco (Hotel Cidnay), Excelência de Sabores, Excelência Winehouse, Lanterna Tasquinha, Mira Parque, Mira Rio, Miraves, O Costa, Olímpico, Ponto Final, Santo António e Tirsense. Na vertente de alojamento, os hotéis intervenientes serão o Hotel dos Carvalhais, Hotel Cidnay e Santo Thyrso Hotel.

Mas os “Fins de Semana Gastronómicos” trazem também ofertas e descontos. Os restaurantes aderentes oferecem um copo de vinho de boas-vindas, e as unidades hoteleiras um desconto de 15 por cento no alojamento, nas noites de sexta e sábado.

A sessão de apresentação que esta terça-feira decorreu na Quinta de Fora contou com a participação dos alunos do INA e da Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento que apresentaram um jesuíta “desconstruído” e um cocktail inspirado no licor de Singeverga.

Fim de semana gastronómico