Câmara já tem Plano de Contingência

09 Março 2020

MEDIDAS DE PREVENÇÃO PASSAM POR SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES

No seguimento das recomendações da Direção Geral de Saúde, a Câmara Municipal de Santo Tirso elaborou um Plano de Contingência no âmbito do novo coronavírus - COVID-19. Ativo a partir desta segunda-feira, o plano tem como objetivo, nesta fase, a operacionalização de medidas de prevenção que reduzam os riscos de contaminação.

Coordenado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Serviço Municipal de Saúde, no imediato, o Plano de Contingência passa pela monitorização, com implementação de medidas preventivas. Para além da promoção do reforço dos cuidados com a higiene das mãos através de ações de esclarecimento aos funcionários e higienização dos espaços comuns em todos os equipamentos municipais, há ainda lugar ao cancelamento de atividades, de forma a evitar a concentração de pessoas.

A partir de hoje ficam suspensas todas as iniciativas de caráter público promovidas pela Câmara Municipal até ao final de abril, bem como o serviço de shuttle que liga a Central de Transportes ao aeroporto Francisco Sá Carneiro. Estão igualmente canceladas todas as viagens de trabalho e ações de formação previstas, sendo de privilegiar, sempre que possível, os contactos à distância, reduzindo ao mínimo as reuniões internas e externas.

“É fundamental ter uma atitude responsável, o que nesta fase passa por uma prevenção ativa. Com a ativação do Plano de Contingência a Câmara Municipal está a fazer o papel que lhe compete que é dar o exemplo junto da comunidade, sem alarmismos, promovendo medidas de precaução”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

Para além da prevenção o Plano de Contingência tem como objetivo garantir o funcionamento dos serviços, preparar respostas à situação, bem como medidas de informação, prevenção, vigilância e identificação de possíveis casos.

O plano estabelece os diferentes procedimentos a adotar, incluindo a referenciação de áreas de isolamento e circulação em todos os equipamentos municipais, prevendo ainda condições de teletrabalho.