Ativado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

11 Julho 2022

AUMENTO DO RISCO DE INCÊNDIO RURAL OBRIGA A MEDIDAS EXCECIONAIS

A Câmara de Santo Tirso tem ativo o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, que se manterá em vigor até às 23h59 do dia 17 de julho de 2022, na sequência da declaração de situação de contingência emitida pelo Governo, em virtude do aumento do risco de incêndio rural.

Esta declaração inclui a proibição absoluta da utilização de fogo-de-artifício ou de outros artefactos pirotécnicos, que tinha já originado o cancelamento dos espetáculos previstos para as Festas de São Bento, que hoje terminam, em Santo Tirso.

Com esta declaração há também um reforço de meios das Forças Armadas, GNR e PSP, designadamente nas ações de fiscalização, patrulhamento e vigilância dos espaços florestais, bem como a mobilização em permanência das Equipas de Sapadores Florestais, nomeadamente a equipa de Santo Tirso SF 06-113.

Inclui, ainda, a passagem do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) ao Estado de Alerta Especial de nível vermelho, para todos os distritos, com a mobilização de todos os meios disponíveis e o reforço do dispositivo dos corpos de bombeiros.

Nesse sentido, determina a possibilidade de dispensa de serviço ou a justificação das faltas dos trabalhadores, do setor público ou privado, que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário.

Além destas medidas, está totalmente proibida a utilização de máquinas de combustão interna ou externa em todos os espaços rurais, onde se inclui qualquer tipo de tratores e máquinas agrícolas ou florestais, bem como a realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.

Está ainda interdito o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessam.