'Alberto Carneiro. A Natureza em Movimento' prolongada até 30 de abril

04 Março 2022

NO MUSEU MUNICIPAL ABADE PEDROSA E MUSEU INTERNACIONAL
DE ESCULTURA CONTEMPORÂNEA

A exposição “Alberto Carneiro. A Natureza em Movimento”, patente no Museu Municipal Abade Pedrosa e no Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, foi prolongada, podendo ser visitada até ao próximo dia 30 de abril.

“Alberto Carneiro. A Natureza em Movimento” apresenta um conjunto de obras que cobre a quase totalidade das mais de cinco décadas de trabalho do artista, reunindo algumas das mais icónicas criações do seu percurso. A visita permite ficar com uma visão panorâmica que realça a importância do desenho e da fotografia na produção do autor, a par da escultura e da instalação.

A base é o espólio artístico pertencente à viúva do escultor, Catarina Rosendo, e que se encontra em depósito no Município de Santo Tirso.

Esta exposição foi inaugurada aquando da abertura, também em Santo Tirso, do Centro de Arte Alberto Carneiro, que tem como principal objetivo a gestão do acervo do escultor, falecido em 2017, além da salvaguarda, investigação e divulgação da arte contemporânea. Ali, os visitantes podem contactar com as 60 obras – escultura e desenhos – doadas pelo artista ao Município.

Alberto Carneiro é um dos grandes nomes da arte portuguesa da segunda metade do século XX e início do século XXI. A par de um vasto conjunto de obras em espaços públicos em Portugal e no estrangeiro, do ocidente ao oriente, o escultor deixou ainda um assinalável conjunto de desenhos.

Autor de uma obra que combinou, como poucas, a exploração das formas visuais com uma indagação filosófica sobre a paisagem, a natureza e os modos de relação dos humanos com o mundo, Alberto Carneiro está desde há muito ligado ao Município de Santo Tirso. É da sua responsabilidade a criação dos Simpósios Internacionais de Escultura Contemporânea que deram origem ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea, onde a exposição “A Natureza em Movimento” decorre, estendendo-se ao Museu Municipal Abade Pedrosa.