Campeonato Concelhio de Futebol Amador

O Campeonato Concelhio de Futebol Amador foi criado pela Câmara Municipal de Santo Tirso no ano de 1985.

Este ímpeto de criação de uma prova concelhia, que promovesse o desporto popular e a prática de atividade física, teve a sua origem na autarquia, em resultado dos sucessivos contributos prestados pelas associações desportivas da época.

Ora, desde muito cedo que este Campeonato serviu para potenciar a disseminação de diversos objetivos. Entre eles, podemos enumerar a possibilidade de praticar Futebol Amador de uma forma enquadrada e estruturada, a defesa pelo cumprimento das regras e do fair play desportivo, até ao seu cariz pedagógico e formativo, permitindo que através do Futebol Amador se fomentasse o Associativismo Desportivo e o gosto pela promoção, dinamização e participação em atividades desportivas.

A época desportiva de 2014/2015 do Campeonato Concelhio de Futebol Amador, apresentou-se como um marco histórico por duas razões. A primeira por se tratar da XXX edição consecutiva do Campeonato Concelhio de Futebol Amador de Santo Tirso. A segunda, e não menos importante é o facto de ter sido criada uma Associação autónoma e independente que, desde o seu início em 10 de outubro de 2014, rege este campeonato.

Esta associação, denominada de Associação de Futebol Amador de Santo Tirso (AFAST), visa promover e implementar a prática do Futebol em Santo Tirso, tornando-se assim numa das maiores associações do concelho.

Com uma duração de, aproximadamente, 9 meses, o Campeonato Concelhio de Futebol Amador decorre entre os meses de Outubro e Junho, tendo a participação média de 14 Associações, envolvendo cerca de 400 atletas, 100 dirigentes e 24 técnicos de arbitragem.

Além do Campeonato, dos jogos da Taça e Supertaça, foram criadas duas novas competições:

- Prova Extra;
- Taça Homenagem.

Será, ainda, intenção da nova associação a criação de uma seleção concelhia.

Resumindo, contando com o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso, o futebol amador concelhio sempre teve como objetivo axial a implementação da prática da modalidade, dentro de um espírito de sã camaradagem e pretende:
  • Possibilitar a prática organizada desta modalidade desportiva pela juventude do nosso Concelho;
  • Criar nos jovens participantes a consciência da necessidade do cumprimento de regras, globalmente aceites, na certeza de que tal ato se refletirá no seu comportamento em sociedade já que aqui, como no jogo, esse cumprimento é condição fundamental para a harmonia da vida em comunidade;
  • Dar ao Futebol praticado o cariz pedagógico que lhe deverá assistir à semelhança do que acontece em toda a prática desportiva em geral;
  • Evitar e corrigir os desvios comportamentais possíveis de serem observados nos nossos recintos desportivos, com relevo para os campos de futebol, nomeadamente no que concerne à violência desportiva, tanto de praticantes, como de observadores;
  • Dar aos atletas, dirigentes e a todos os intervenientes em geral, a possibilidade de correção dos erros verificados, através da prática efetiva da “ crítica “ é, por si só, um garante da prossecução deste objetivo;
  • Criar e desenvolver, nas Associações Desportivas, hábitos organizativos que irão refletir-se na qualidade do desporto praticado, justificando, desse modo, a razão primeira da sua existência.

Em consonância com estes objetivos, a AFAST pretende:

• Fortificar o movimento associativo, aumentar a participação de clubes do concelho nas competições do CCFA, como o número de praticantes na modalidade de Futebol. Melhoria e aperfeiçoamento dos quadros competitivos;
  • Promover, dinamizar e desenvolver o futebol amador no concelho em todas as suas vertentes e variantes, com observância de valores da ética desportiva;
  • Potenciar e apoiar a participação ativa do movimento associativo no concelho nas diferentes ações e áreas;
  • Implementar estratégia de cooperação, respeito e interação entre todos os agentes envolvidos promovendo o entendimento;
  • Implementar uma gestão administrativa e financeira de rigor promover a modernização dos serviços através da introdução de novas tecnologias de informação e comunicação.

Site da Associação de Futebol Amador de Santo Tirso: http://afast.pt/