Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Economia

Considerando o volume de negócios ou o VAB do setor empresarial, evidencia-se que Santo Tirso tem uma economia fortemente centrada no setor secundário e, em particular, na indústria transformadora. A este nível, o concelho apresenta um perfil mais industrial e menos terciarizado do que o da Área Metropolitana do Porto, em linha com o perfil produtivo que caracteriza o Vale do Ave.

 

Volume de Negócios e Valor Acrescentado Bruto do Setor Empresarial, por grandes Setores de Atividade | 2016

invest_img - Cópia

 

O concelho tem revelado, nos últimos anos, um ecossistema empresaial vibrante, com dezenas de empresas a apostarem em processos de expansão e internacionalização. Entre outubro de 2013 e maio de 2018, o volume de exportações de Santo Tirso aumentou 30,9%, um crescimento bem superior ao da média nacional (22%) e ao da Área Metropolitana do Porto (27%).

 

Evolução do volume de exportações (outubro 2013 - maio 2018)

invest_img2 - Cópia 

O aparecimento de novas empresas, acompanhado pelo crescimento e expansão do tecido empresarial já instalado conduziu à criação de mais de 1200 postos de trabalho nos últimos seis anos. Este facto reflete-se na queda contínua da taxa de desemprego do concelho, que se situa em mínimos históricos.

 

Evolução da taxa de desemprego (outubro 2013 - jun 2018)

invest_img3

Partilhar
ColorAdd Icone