Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Santo Tirso já tem Horta Urbana

12 Julho 2017
Inaugura  o horta urbana 1 980 2500

ESPAÇO LOCALIZA-SE NOS TERRENOS DA FÁBRICA DE SANTO THYRSO, E FOI INAUGURADO NA PASSADA TERÇA-FEIRA

Foi inaugurada na passada terça-feira, a Horta Urbana de Santo Tirso. Resultado do projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem em 2014, a Horta Urbana localiza-se nos terrenos da Fábrica de Santo Thyrso e tem agora 60 talhões disponíveis para a utilização dos munícipes e instituições do concelho.

Foi o projeto vencedor do primeiro Orçamento Participativo Jovem e está agora em pleno funcionamento. Localizada na Fábrica de Santo Thyrso, a Horta Urbana foi inaugurada na última terça-feira.

“Este é um momento especial na medida em que estamos a inaugurar o projeto vencedor do primeiro Orçamento Participativo Jovem de Santo Tirso. É de salientar que este é um equipamento que vem ao encontro de uma política abrangente de sustentabilidade que temos levado a cabo no município, nas mais diversas áreas”, referiu Joaquim Couto.

O presidente da Câmara Municipal disse ainda esperar que “ a conclusão desta obra possa funcionar como um incentivo para que mais jovens possam participar e sentir-se envolvidos nas tomadas de decisão”.

Já Marta Ferreira, mentora do grupo que levou ao OPJ a Horta Urbana, declarou-se orgulhosa pela conclusão do projeto que desenvolveu em conjunto com mais duas colegas, Cristiana Ferreira e Joana de Castro. “Sabe muito bem ver no terreno o projeto que idealizámos. Neste momento já e possível ver como é está a decorrer o cultivo, as práticas que também resultam das formações que a Câmara Municipal dá aos utilizadores, e hoje já temos aqui um exemplo do que futuramente veremos nos outros tralhões”.

Dos 60 talhões, com 32m2 cada um, 20 já foram atribuídos a munícipes. A utilização da Horta Urbana destina-se à prática de agricultura sustentável, nomeadamente culturas hortícolas, plantas aromáticas, medicinais, ornamentais ou comestíveis, para autoconsumo e/ou recreio e lazer do respetivo utilizador.

A Câmara Municipal de Santo Tirso disponibiliza ainda aos utilizadores das Hortas Urbanas ações de formação relativas a agricultura sustentável, com temas como a planificação de uma horta, métodos de sementeira e plantação, calendário agrícola ou compostagem.

Partilhar
ColorAdd Icone