Transportes Urbanos de Santo Tirso aderem ao Andante a 1 de junho

23 Maio 2023

HORÁRIOS E LINHAS DOS TUST VÃO SER AJUSTADOS ÀS NECESSIDADES ATUAIS

Os Transportes Urbanos de Santo Tirso (TUST) vão passar a integrar, a partir do dia 1 de junho, o sistema de bilhética intermodal Andante. Na mesma data, entra em vigor a designada Linha Empresarial, que vai assegurar a ligação entre a estação ferroviária e a zona empresarial da Ermida.

Estas alterações foram articuladas entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e a empresa, envolvendo ainda ajustamentos de horários e de linhas às atuais necessidades da população servida pelos TUST, aumentando substancialmente a área territorial abrangida e o número de paragens existentes, que passa de 129 para cerca de 160.

Segundo o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, “estes ajustamentos visam, por um lado, rentabilizar os TUST até à entrada em funcionamento da Mobiave, que passará a gerir a rede de transportes públicos rodoviários desde a Zona Nascente até à cidade de Santo Tirso, e por outro aumentar a sua eficácia através da melhoria dos serviços à população, nomeadamente da frota disponível”.

Uma das principais novidades é a introdução do Andante em todas as linhas dos TUST, passando, assim, a ter uma cobertura de 100 por cento no concelho de Santo Tirso. O Andante é o título válido para todos os transportes públicos da Área Metropolitana do Porto, permitindo viajar, com um único título num total de 20 operadores privados e públicos, designadamente, nos comboios urbanos, no metro do Porto e nos autocarros da STCP.

O Andante tem um preço de 30 euros (Municipal ou 3Z) ou de 40 euros (Metropolitano), passando a ser uma alternativa ao passe geral dos TUST, particularmente útil para quem necessita de utilizar transportes públicos nas suas deslocações noutros municípios da Área Metropolitana do Porto.

Os TUST passam, ainda, a ter um passe sénior com um custo de 13,90 euros, para além do título simples a bordo (1,65 euros) e dos títulos multiviagens (1,27 euros).

No que se refere ao ajustamento das linhas, destaca-se a reformulação da Linha 1, que passa a ser designada Linha Empresarial. “Esta nova linha dos TUST vai servir, em especial, a Zona Empresarial da Ermida, onde trabalham diariamente cerca de 1700 pessoas, muitas delas provenientes de outras freguesias e de concelhos vizinhos”, realça Alberto Costa.

“Esta linha irá funcionar com recurso a uma viatura especificamente caraterizada, em horários articulados com a linha ferroviária Porto-Guimarães e os horários da maioria das empresas instaladas na Ermida”, acrescenta. Simultaneamente, “ao atravessar a cidade Santo Tirso, com paragens na Central de Transportes e também na Av. Sousa Cruz, este autocarro vai ainda aproximar o centro da cidade de Santo Tirso da estação ferroviária, servindo, desta forma, outros passageiros para além daqueles que trabalham na zona empresarial”.

Os ajustamentos das linhas dos TUST passam, igualmente, por um reforço dos horários da Linha 3, que irá unir as localidades de Areias, Via Torre e Via Pinheirinho. “Serão mais três horários a ligar a zona sul de Areias, passando a servir a zona da antiga estação, bem como a atual estação ferroviária (pela Rua Alexandre Lima Carneiro) e a Fábrica de Santo Thyrso”, explica Alberto Costa.

A Linha 4 – Santa Cristina Via Ermida / Via Merouços – terá também um novo “desenho”, de forma a garantir a passagem pelas escolas para evitar a necessidade de transbordo. Esta linha fará o atravessamento da cidade com um horário ajustado para permitir aos estudantes irem almoçar a casa. Simultaneamente, passa a servir a zona do cemitério e hipermercado, bem como as populações da Rua Santo André (Ermida) e da Avenida Luís Areal (Tarrio).

Na Linha 5, que faz a ligação entre a Central de Transportes e Burgães, é ajustado o horário do almoço (13h30).

A Linha 6 – São Miguel Via Bairro/Via Areal, que unirá Bairro a Santa Cristina, passa a servir o Centro de Saúde de Santo Tirso, assim como a zona do cemitério e do hipermercado. Além disso, serão acrescentados mais quatro horários à semana e dois horários ao fim-de-semana, altura em que terá paragem na Igreja de S. Miguel.

Por fim, a Linha 7 Várzea – Via Argemil / Via Carvoeira, efetuará um percurso circular entre S. Bento da Batalha, Argemil, Várzea, Fontiscos, Foral e Carvoeira. Esta linha passará a servir em toda a extensão a Rua de S. Bento da Batalha e efetuará paragem na Zona Empresarial do Alto da Cruz.

À exceção da Linha Empresarial, todas as restantes passam, ainda, a dispor de ligações de ida e volta ajustadas aos horários das missas de sábado e de domingo das respetivas paróquias.

Os passes da TUST podem ser adquiridos na loja TUST da Central de Transportes. Já o Andante pode ser requisitado no Espaço do Munícipe, na Câmara Municipal de Santo Tirso.

Nos dois primeiros fins-de-semana de junho – dias 3, 4, 10 e 11 – as viagens serão gratuitas em todas as linhas, a fim dar a conhecer os novos trajetos.

Mais informações disponíveis AQUI.