Tertúlia de Abril traz a Santo Tirso protagonistas da revolução

17 Abril 2023

PROGRAMA EVOCATIVO DO 49º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL

INCLUI AINDA TEATRO, DESPORTO E A SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA

Santo Tirso vai assinalar o 49º aniversário do 25 de Abril com um programa de três dias, que passa pela habitual sessão solene nos Paços do Concelho e, ainda, pelo teatro, desporto e por uma tertúlia com quatro convidados, entre os quais João Paulo Diniz, o jornalista que lançou na rádio a primeira senha para o desencadear da operação militar, seguida da música “E Depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho.

Com entrada livre, a Tertúlia de Abril terá lugar, dia 24, pelas 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso. Além de João Paulo Diniz, irá contar com a presença de Augusto Lemos, oficial miliciano que participou na revolução sob o comando direto de Salgueiro Maia, e Aurélio Carlos Moreira, personagem emblemática da rádio que, com uma carreira de 67 anos, é também o radialista português há mais anos no ativo. A moderação estará a cargo do jornalista Luís Costa, subdiretor da RTP Internacional.

João Paulo Diniz promete contar todos os pormenores que o levaram a lançar, às 22h55 do dia 24 de abril, a primeira senha escolhida pelo Movimento das Forças Armadas para o desencadear da operação militar contra o regime. Tinha, então, 25 anos e tornou-se depois numa das maiores referências do jornalismo em Portugal, com um percurso profissional que passou pela Rádio das Forças Armadas (Guiné), Rádio Clube Português, BBC (Londres), Antena 1, Rádio Comercial e Rádio Alfa (Paris).

Com 67 anos de carreira, Aurélio Carlos Moreira foi, precisamente, quem lançou João Paulo Diniz na Rádio Peninsular, tendo vivido parte do seu percurso profissional sob a forte pressão da censura da PIDE. Atualmente, mantém o programa de rádio “Páju”, uma referência para várias gerações de ouvintes.

Professor no ensino superior, fotógrafo e historiador, Augusto Lemos irá, por seu turno, partilhar as memórias da sua participação na Revolução sob o comando direto de Salgueiro Maia, capitão de Abril que dirigiu as tropas revolucionárias de Santarém até Lisboa e cercou o Comando Distrital da GNR, onde se encontrava Marcelo Caetano, presidente do Conselho.

O programa das comemorações do 25 de Abril inicia-se no dia 22, com a representação de “Telefonia de Abril – Canções e Poemas de Abril”. Uma peça de teatro para a infância e famílias, que poderá ser vista em duas sessões, às 11h00 e às 14h30, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso.

No dia 25 de Abril, as celebrações iniciam-se, às 9h30, com a realização da Caminhada da Liberdade, que irá decorrer no percurso “PR1 STS – Histórico Pré-Industrial”, no âmbito do Programa de Percursos Pedestres do Município de Santo Tirso.

Com um grau de dificuldade de Nível III – Algo Difícil, a Caminhada da Liberdade será aberta à população em geral e terá início no Carvalhal de Valinhas, passando por locais como as Quedas de Fervença, Pereiras e, ainda, o Centro Interpretativo e Castro do Monte Padrão. A concentração dos participantes será, às 9h00, na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal. A inscrição é obrigatória e pode ser feita através da aplicação móvel “CM Santo Tirso”, ou AQUI.

A partir das 11h00, no átrio do edifício dos Paços do Concelho, terá lugar a Sessão Solene Comemorativa do 49º Aniversário do 25 de Abril, que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.