Teatro e cinema para ver a partir do próximo fim de semana

12 Dezembro 2018

A Câmara Municipal tem programadas para o mês de dezembro um conjunto de atividades que, destinadas apenas aos mais novos ou a toda a família, irão animar a quadra natalícia.

“Um Dia Alfabético” é um espetáculo para bebés que poderá ser visto no dia 15 de dezembro, pelas 10h30, no Centro Cultural e Municipal de Vila das Aves. Encenado pelo grupo Quatro Ventos”, nasce do sucesso do espetáculo antecessor “Um dia colorido”, estreado há ano e que contou com 20 performances para 300 bebés.

Com um ambiente intimista e um imaginário visual forte, foca-se nos primeiros passos da fonética do alfabeto para o desenvolvimento da linguagem nos primeiros anos de vida. Inspirado no poema “O Pato Bitato” da jornalista Dora Mota, são incluídas duas obras musicais originais em colaboração com o escritor de livros infantis, músico e apresentador da RTP, Hélder Reis, do maestro Paulo Freitas e dos rappers de Santo Tirso Drino e Ene. O espetáculo é destinado a crianças até aos cinco anos, a inscrição é gratuita, mas obrigatória através do email centrocultural@cm-stirso.pt ou do 252 870 020.

Numa outra vertente surge o Ciclo de Cinema, associado às comemorações do Dia Internacional da Abolição da Escravatura, nos dias 15, 22 e 29 de dezembro, às 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso. Vencedor do Óscar de melhor filme, em 2014, «12 anos Escravo», de Steve McQueen, é o primeiro filme a ser apresentado, no dia 15. «As Serviçais», de Tate Taylor, é exibido dia 22 de dezembro. Um filme de 2012 com Viola Davis e Octavia Spencer. O último é «Miss Daisy», de Bruce Beresford. Apresentado dia 29, o filme de 1992 conta com Morgan Freeman e Jessica Tandy nos principais papéis.