Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Sessão final das Missões de Inovação AYCH decorre a 5 de julho

03 Julho 2023

No próximo dia 5 de julho, tem lugar a sessão final das Missões de Inovação para Jovens do projeto Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH). No total serão apresentados em formato de “pitch” nove projetos desenvolvidos durante o programa.

Depois de três edições focadas em programas de incubação no sector criativo, o programa Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH), avançou entre abril e junho,  com as Missões de Inovação, dando aos jovens, entre os 16 e os 30 anos, a possibilidade de desenvolverem ideias que gerem um impacto positivo na comunidade.

Durante o programa vinte jovens assistiram a um ciclo de webinars, participaram em workshops de capacitação e, ainda, em laboratórios temáticos, ao longo dos quais tiveram oportunidade para aprender e desenvolver novas competências, gerar projetos e soluções inovadoras que respondam aos desafios societais, num ambiente criativo, colaborativo e de experimentação.

Com as Missões de Inovação para Jovens, o Município conseguiu importantes contributos para a Agenda Local em matéria de um desenvolvimento sustentável e de resposta aos desafios societais mais relevantes com que atualmente se depara, tendo sido dado uma voz ativa aos jovens neste processo.

Ao abrigo deste projeto foi, ainda, realizado, de 10 a 12 de maio, um International Creative Jam em Nantes, França, de 10 a 12 de maio de 2023, organizado pela EDNA (L’école de Design Nantes Atlantique) e com o envolvimento e participação ativa de todos os parceiros do projeto, incluindo a Câmara Municipal de Santo Tirso que participou com uma delegação de nove pessoas.

Foram três dias dedicados à criatividade, à cocriação, à co-experimentação e à promoção do empreendedorismo jovem, tendo reunido jovens, parceiros, especialistas, mentores, stakeholders e membros de júri de cinco países da faixa Atlântica, mobilizando e envolvendo participantes de Portugal, França, Espanha, Reino Unido e Irlanda.

O International Creative Jam incluiu, ainda, o desenvolvimento de metodologias design thinking, workshops direcionados para a promoção de competências criativas e digitais, sessões de desenvolvimento de projetos (hackathon), sessões de prototipagem e a apresentação final das ideias/pitching.

Dois jovens da delegação de Santo Tirso, Francisco Assis e Diana Pereira, integraram as equipas internacionais vencedoras.

Francisco Assis participou no projeto WALKWITHME, que consistiu na defesa de minorias (pessoas negras, com deficiência e pessoas da comunidade LGBTQ+), através do desenvolvimento de um jogo de computador que permitisse a quem o jogasse (por via de uns óculos de realidade virtual) ver e sentir as dificuldades que as pessoas pertencentes às minorias passam diariamente, e que ficou classificado em primeiro lugar.

Já Diana Pereira, participou no MET IN, projeto para eliminar as barreiras sociais, ao disponibilizar uma APP que potencia a procura de emprego por pessoas com deficiência ou incapacidade, fazendo “match” entre a procura e a oferta de emprego para este segmento, e que terminou em terceiro lugar.

Dia 5 de julho, pelas 14h30, na Fábrica de Santo Thyrso, será, então, a vez de todos os participantes nas Missões de Inovação apresentarem as nove ideias desenvolvidas durante o programa: “ABZ da Inclusão”, “Greenview”, “Sensibilização para o Tursimo Industrial”, “Ibe Brand”, “Serviço de Upcycling”, “Quinta do Silo”, “Rede de voluntariado de Santo Tirso”, “PRT – Power Through Renewables” e “Path Finder”.

Partilhar
ColorAdd Icone