Santo Tirso volta a celebrar a beleza e elegância das Camélias

03 Fevereiro 2023

DIAS DA CAMÉLIA DECORREM NO FIM-DE-SEMANA DE 10 A 12 DE FEVEREIRO

Santo Tirso volta a celebrar a beleza e a elegância da camélia, entre 10 e 12 de fevereiro. Os Dias da Camélia prometem juntar, no espaço da Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento (Mosteiro de São Bento), os mais belos exemplares desta flor de inverno, num evento organizado pela Câmara Municipal em parceria com a Associação Portuguesa das Camélias.

O programa dos Dias da Camélia terá, este ano, como principal novidade sessões de “show cooking”. A primeira acontece no dia 11, pelas 17h00, com a chef Ana Neves (Alfazema Santo Tirso). No dia seguinte, será a vez de aprender com os chefs Júlia Tatarskaia (11h00) e Alexandra Cruz e Pedro Almeida (Casa de São Bento), a partir das 16h00.

Para além da mostra e concurso de camélias, a decorrer no dia 11, entre as 14h00 e as 18h00, e no dia 12, das 11h00 às 18h00, haverá ainda lugar para o Bazar D’Inverno – exclusivo para venda de plantas, inclusive camélias. Irá, também, decorrer a já habitual prova de vinho e licores no Salão Bel’Vinho (dia 11, das 14h00 às 18h00), bem como o Momento do Vinho, com André Festas, do bar Cor d’Vinho (dia 12 de fevereiro, às 15h00).

A atribuição dos prémios do concurso de camélias decorre no dia 11 de fevereiro, a partir das 15h30, distinguindo não só o melhor conjunto floral artístico, mas também a mais bela camélia de origem portuguesa e a melhor camélia por espécie. Será, ainda, atribuído o troféu José Gil.

Destaque, igualmente, para a participação de dezenas de associações do concelho na tradicional Ode à Camélia, um tributo à flor que ganha forma de instalação artística e que estará em exposição, a partir das 15h00 do dia 10, até ao final da iniciativa.

Os Dias da Camélia, designadamente os Show Cookings e restantes atividades, têm entrada livre. À espera dos visitantes haverá, ainda, momentos de animação musical proporcionados por Rafaela Araújo.

O programa completo dos Dias da Camélia pode ser consultado clicando AQUI.