Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Santo Tirso vai ter Monumento ao Bombeiro

20 Maio 2024

ESPAÇO DE HOMENAGEM VAI NASCER JUNTO À PONTE DO ARCO

Santo Tirso celebrou no último sábado, 18 de maio, o Dia Municipal do Bombeiro. Para além da tradicional sessão solene, seguida de desfile apeado e motorizado dos corpos de bombeiros do concelho, a iniciativa contou com a apresentação do projeto de um monumento de homenagem aos soldados da paz.

“O projeto, apresentado publicamente hoje, pretende refletir a dimensão humana e altruísta do significado de ser bombeiro, atribuindo-lhe um espaço de homenagem e de visibilidade pública no espaço urbano”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, durante o discurso na sessão solene, que decorreu nos Paços do Concelho.

Para o autarca o Monumento ao Bombeiro é “uma justa homenagem aos homens e mulheres que, abnegadamente, dão a vida pelos outros”.

No mesmo sentido, também o comandante dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, Vítor Pinto, lembrou que “o corpo de bombeiros mais antigo do concelho tem 145 anos, e que esta é uma homenagem há muito aguardada, um monumento de futuro que celebre o trabalho dos bombeiros”.

Projetado para a Rua dos Trabalhadores do Arco, na zona junto à ponte, o Monumento ao Bombeiro irá requalificar todo perímetro urbanístico envolvente. Para além de uma escultura em mármore, que tem com eixo conceptual as mãos, e representa um gesto de salvamento, está previsto um anfiteatro a ser projetado sobre o rio Sanguinhedo que permita a celebração de pequenos eventos protocolares de homenagem ao bombeiro.

A intervenção irá valorizar a zona ribeirinha do rio Sanguinhedo e antecipar a futura ligação ao projeto de expansão do Parque Urbano de Geão.

A sessão solene do Dia Municipal do Bombeiro contou, ainda, com a intervenção do presidente dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, Carlos Oliveira, do membro da direção da Federação de Bombeiros do Distrito do Porto, Paulo Gonçalves, do comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto, Albano Teixeira, e do vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Emanuel Santos.

Durante a sessão teve também lugar a cerimónia protocolar de entrega de distinções honoríficas concedidas pela Câmara Municipal. No total, foram entregues vinte medalhas a bombeiros e elementos dos órgãos sociais das associações humanitárias. Nove de grau bronze, correspondente a 15 anos de serviço efetivo, cinco de grau prata, correspondente a 25 anos, e seis medalhas de grau ouro, de 35 anos.

 Durante a sessão solene foram entregues 20 medalhas a bombeiros e elementos de órgãos sociais

Espaço de homenagem vai nascer junto à ponte do Arco

Partilhar
ColorAdd Icone