Santo Tirso tem 20 formandos nas missões de inovação do AYCH

09 Maio 2023

PROGRAMA DESTINA-SE A JOVENS ENTRE OS 16 E OS 30 ANOS

Depois de duas edições focadas em programas de incubação no sector criativo, o programa Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH), na qual o Município de Santo Tirso é o único representante nacional, avança agora com as Missões de Inovação, dando aos jovens, entre os 16 e os 30 anos, a possibilidade de gerarem um impacto positivo na comunidade.

As Missões de Inovação do AYCH arrancaram, na Fábrica de Santo Thyrso, com 20 jovens, através de um ciclo integrado de webinars dedicados à transição climática e economia circular, empregabilidade e o futuro de trabalho e inovação social, e empreendedorismo de impacto.

Seguem-se os workshops de capacitação subordinados às temáticas: pensamento e design regenerativo; business modeling; definição de desafios e missões de inovação.

Durante o programa os formandos passarão ainda por laboratórios temáticos sob a forma de oficinas de trabalho em equipa para estruturação das missões.

Posteriormente, têm lugar os laboratórios em Moda Sustentável, Comunidade Inclusiva, Economia Circular, Digitalização, Turismo Sustentável, entre outros. Por fim, terá lugar a sessão de apresentação das Missões de Inovação.

Aprovado pelo INTERREG Espaço Atlântico, o AYCH conta com uma rede de oito parceiros representantes de Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda, entre instituições de ensino, empresas e autarquias. Tem como principal objetivo desenvolver novas abordagens e intervenções nos serviços de apoio aos jovens em toda a área do espaço atlântico no setor criativo, conectando pessoas, ideias, habilidades, tecnologias e empresas numa rede de hubs, de forma a desbloquear o potencial criativo e empreendedor dos jovens.