Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Santo Tirso mantém-se na linha da frente na área do Ambiente

29 Outubro 2019

MUNICÍPIO ARRECADOU NOVO GALARDÃO ECO XXI E ATINGIU A PONTUAÇÃO MÁXIMA EM VÁRIOS INDICADORES

O Município de Santo Tirso obteve pelo 12º ano consecutivo a Bandeira Verde ECO XXI pelo trabalho em prol da sustentabilidade ambiental. Santo Tirso volta, assim, a estar bem qualificado no ranking nacional, alcançando a pontuação máxima em indicadores como a “Qualidade da Água para Consumo Humano” e o “Emprego”.

A Associação Bandeira Azul da Europa atribui, anualmente, o galardão ECO XXI como forma de reconhecimento de boas práticas de sustentabilidade e valorização da educação e qualidade ambiental. Santo Tirso é, há 12 anos consecutivos, distinguido com a bandeira verde ECO XXI e, ano após ano, tem-se destacado em áreas distintas.

Entre os 53 municípios que se candidataram, Santo Tirso está inserido num dos grupos melhor classificados, atingindo uma pontuação geral de 76,7 por cento e a pontuação máxima em indicadores como o “Emprego”, a “Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável”, a “Qualidade do Ar e Informação ao Público”, e a “Qualidade da Água para Consumo Humano”.

Dos 21 indicadores e 65 subindicadores é, ainda, relevante salientar a “Promoção da Educação Ambiental”, a “Informação Disponível aos Munícipes” e a “Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal”, nos quais o Município se aproximou da pontuação máxima.

Composto por vários indicadores de sustentabilidade local, este programa pretende avaliar a prestação dos Municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave como Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

A cerimónia de entrega do galardão decorreu, este ano, na Lousã.

Partilhar
ColorAdd Icone