Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Santo Tirso é o Município com maior número de microchips colocado em animais

29 Maio 2024

EM 2023 O CANIL/GATIL MUNICIPAL IDENTIFICOU 1622 CÃES E GATOS

Durante o ano de 2023, o Canil/Gatil Municipal de Santo Tirso identificou eletronicamente 1622 animais. Segundo os dados do Relatório Anual da Atividade dos Centros de Recolha Oficial, divulgados pelo ICNF, o Município ficou ainda em quarto lugar no que diz respeito ao número de animais adotados, registando 831 adoções.

Com a colocação de 1622 microchips, durante o ano de 2023, mais 41 do que no ano anterior, Santo Tirso foi o município que melhor desempenho obteve no âmbito da identificação eletrónica dos animais de companhia, segundo dados do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Em números absolutos, Santo Tirso foi, ainda, o quarto município com maior número de adoções, registando a adoção de 831 animais, 33 por via da Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso, número que contribuiu significativamente para o aumento de 24 por cento do número de animais adotados registado a nível nacional, relativamente ao ano de 2022.

Para o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, “a evolução do número de adoções e a crescente aposta do Município na esterilização e na identificação eletrónica são fundamentais para o trabalho que tem sido desenvolvido no concelho em prol do bem-estar animal”.

Em termos de vacinação antirrábica, que se assume também como uma prioridade para o Município, foram vacinados 620 animais no âmbito do Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e Outras Zoonoses.  Recorde-se que, ainda nesta matéria, a Câmara Municipal promove, anualmente, uma campanha de vacinação de animais em todas as freguesias que arranca no mês de junho.

Em 2023, foram ainda esterilizados no Canil/Gatil Municipal 1452 animais, dos quais 603 ao abrigo do Programa CED – Capturar, Esterilizar e Devolver, que promove a captura e esterilização de gatos de rua e a sua devolução ao mesmo local.

Alberto Costa enaltece o papel ativo do Município não só na “esterilização de animais abandonados que passam pelo canil, mas também na sensibilização da população para a importância de esterilização dos seus animais de companhia”.

O Canil/Gatil Municipal recolheu ainda 1052 animais errantes, número que também cresceu face a 2022. “Queremos diminuir o número de animais que circulam nas vias públicas sem controlo”, refere Alberto Costa. “Neste sentido, é fundamental sensibilizar a população para a questão da adoção consciente e para o não abandono de animais de companhia”, acrescenta.

Partilhar
ColorAdd Icone