Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Santo Tirso assinala Solstício de Verão com espetáculo teatromusical

14 Junho 2023

GRUPO “OS GARDUNHOS” PROPÕE UMA VIAGEM

POR QUATRO SÉCULOS DA HISTÓRIA MEDIEVAL DE PORTUGAL 

A Câmara Municipal de Santo Tirso assinala o Solstício de Verão, no próximo sábado, 17 de junho, com a realização de um espetáculo teatromusical do grupo “Os Gardunhos”, que terá lugar no Centro Interpretativo do Monte Padrão, a partir das 21h30. O espetáculo, com entrada gratuita, consiste num exercício de “storytelling” musical, em que serão percorridos quatro séculos da história medieval de Portugal, tomando por referência alguns dos mais empolgantes momentos deste equívoco e fascinante período.

O projeto músico-literário do grupo “Os Gardunhos” consiste numa fusão experimental entre a música tradicional portuguesa e uma afeição pela era medieval lusa e pela cultura, mentalidade, história e estéticas medievais.

Com direção musical, textos e pesquisa histórica de Rui Correia, o espetáculo que será apresentado no próximo sábado conta com seis artistas em palco e é acompanhado de declamação e interpretação teatral, guarda-roupa original, criações de vídeo e sonoplastia que produzem uma atmosférica evocativa do período assombroso do nascimento de Portugal.

Conta, também, com composição e lírica da autoria de António Correia, produção musical e sonoplastia de Jorge Quintela e, ainda, design e guarda-roupa criados por Cecília Pimenta e Teresa Lourenço.

O Centro Interpretativo do Monte Padrão, que servirá de cenário para a atuação de “Os Gardunhos”, é uma das principais referências culturais do concelho de Santo Tirso, situado em plena freguesia de Monte Córdova. A área arqueológica, uma das principais no panorama da arqueologia no norte de Portugal, encontra-se classificada como Monumento Nacional desde 1910, estando documentada a sua ocupação desde o início da Idade do Bronze até ao segundo quartel do século XVII.

Partilhar
ColorAdd Icone