Santo Tirso adere à Hora do Planeta

22 Março 2023

INICIATIVA ASSINALA-SE SÁBADO, 25 DE MARÇO, ENTRE AS 20H30 E AS 21H30

Santo Tirso volta a associar-se à “Hora do Planeta”, a maior campanha ambiental a nível global. Dia 25 de março, entre as 20h30 e as 21h30, o Município vai desligar as luzes do edifício da Câmara Municipal e parcialmente a iluminação pública da Praceta Alto da Feira, da Praça da Via Panorâmica e da fonte da rotunda Timor Lorosae, convidando a população a aderir a esta causa.

Promovida em todo o mundo pela WWF – Word Wild Fund for Nature, a iniciativa “Hora do Planeta” é este ano dedicada à alimentação, com o lema “Desliga-te. Dedica uma hora ao Planeta”.

Neste âmbito, o município de Santo Tirso compromete-se, durante o ano 2023, a promover uma alimentação saudável e sustentável nos estabelecimentos de ensino geridos pela autarquia, a incentivar a adoção de hábitos de alimentação saudável, a continuar a instalação gradual de lâmpadas LED nos edifícios municipais, a promover políticas de eficiência energética nos serviços da autarquia, a ampliar e qualificar a rede pedonal e ciclável, a ampliar a rede de abastecimento de água e rede de saneamento, a recuperar e requalificar linhas de água e a promover os espaços verdes.

Dia 25 de março, entre as 20h30 e as 21h30, toda a população é convidada a desligar as luzes e a associar-se a esta causa.

Por parte do Município, serão desligadas as luzes do edifício da Câmara Municipal e, parcialmente, a iluminação pública da Praceta Alto da Feira, da Praça da Via Panorâmica e da fonte da rotunda Timor Lorosae.

A “Hora do Planeta” é, desde 2007, a maior campanha ambiental a nível global, mobilizando milhares de milhões de pessoas em mais de oito mil cidades e vilas, em 178 países e territórios, incluindo Portugal.

Ano após ano, a “Hora do Planeta” tem vindo a crescer para se tornar num movimento de sustentabilidade global. Em 2022, 192 países participaram nesta iniciativa que apagou mais de 12 mil monumentos e edifícios emblemáticos em todo o mundo