Saneamento, água e ligação a Paradela avançam em Vilarinho

24 Junho 2016

ANÚNCIO FEITO PELO PRESIDENTE DA CÂMARA DE SANTO TIRSO

Até ao final deste mês, a Câmara de Santo Tirso vai apresentar uma candidatura a fundos comunitários que prevê um investimento de 800 mil euros em saneamento em Vilarinho. O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, Joaquim Couto, esta quinta-feira, revelando também que, em virtude da reorientação das prioridades estabelecidas pela Junta de Freguesia, a Câmara de Santo Tirso vai ainda avançar com a variante de ligação a Paradela.

Na reunião pública do executivo camarário desta quinta-feira, que decorreu na Junta de Freguesia de Vilarinho, Joaquim Couto deu conta dos investimentos que estão a ser realizados nesta zona do concelho.

Dando resposta às necessidades básicas da população de Vilarinho, o presidente da Câmara de Santo Tirso adiantou que está em curso a apresentação de uma candidatura a fundos comunitários que vai permitir estender a rede pública de saneamento em mais 11 quilómetros, abrangendo cerca de 500 habitações, a que se somam os 240 já ligados ao sistema.

Mas o investimento em Vilarinho não ficará por aqui. Segundo o autarca, em setembro, será apresentada uma outra candidatura para aumentar as redes públicas de água e saneamento em todo o concelho, no âmbito da qual esta freguesia também será contemplada.

No que à água diz respeito, Joaquim Couto recordou a instalação, recente, de um novo reservatório de água em Vilarinho que vai permitir, a partir do início de julho, alargar a rede de abastecimento de água na zona alta da freguesia a mais 204 potenciais consumidores, numa extensão de 5,5 quilómetros.

Na freguesia, dos 1374 fogos existentes, 1249 já são abrangidos pela rede pública de água, o que dá uma cobertura de 90 por cento. Contudo, alertou, apenas 607estão ligados. Recentemente, também foram investidos 55 mil euros para levar o abastecimento de água ao Bairro da Baiona.

REQUALIFICAÇÃO DE PARADELA
Outra prioridade estabelecida entre a Câmara de Santo Tirso e a Junta de Freguesia de Vilarinho é o melhoramento da rede viária da freguesia. Concluído está já o projeto de requalificação da Estrada da Paradela, com um orçamento global de 1,2 milhões de euros.

Depois da Junta de Freguesia de Vilarinho, liderada por Jorge Faria, ter redefinido como prioridade a intervenção na Estrada de Paradela, em vez da EM 513, a Câmara de Santo Tirso prevê arrancar com a primeira fase dos trabalhos, terraplanagem e drenagem de água, até ao final do ano.

Dado o investimento na variante de ligação a Paradela, o presidente da autarquia revelou que a Câmara vai avançar com alguns melhoramentos na Estrada Municipal 513, que liga a VIM à VIM, beneficiando o cruzamento que dá acesso à Rua Chá da Raposa e pavimentando a sublargura existente naquela ligação à VIM.

“Com diálogo e sentido de responsabilidade, para não hipotecar o equilíbrio das contas do Município, temos procurado fazer investimentos inteligentes e de proximidade, cumprindo com o compromisso assumido de destinar a maior fatia orçamental para as questões da Coesão Social, mas não descurando a obra física, para responder aos anseios de toda a população da freguesia de Vilarinho”, destacou Joaquim Couto.

Entre transferências de verbas para a Junta de Vilarinho e investimentos realizados pela Câmara Municipal, incluem-se ainda os subsídios atribuídos a instituições e associações da freguesia, nomeadamente 20 mil euros atribuídos ao FC Vilarinho, o melhoramento dos balneários do clube e ainda o reforço de cerca de meio milhão de euros atribuídos pela Câmara Municipal a todas a Juntas do concelho, com vista à descentralização de competências a nível social e escolar.