Primeiro Parque Canino Municipal do concelho já é uma realidade

02 Abril 2022

ESPAÇO DEDICADO AO RECREIO E LAZER DOS ANIMAIS INAUGURADO NO PARQUE URBANO SARA MOREIRA

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, inaugurou o primeiro Parque Canino Municipal, um espaço dedicado ao recreio e lazer dos animais, instalado no Parque Urbano Sara Moreira.

Com uma área de cerca de 3,4 mil metros quadrados, que se divide numa zona destinada a cães de pequeno porte e outra para cães de grande porte, o Parque Canino representa um investimento de 65 mil euros.

Segundo Alberto Costa, “no seguimento das políticas desenvolvidas pelo Município de Santo Tirso, esta é mais uma resposta enquadrada na implementação de medidas que promovem o bem-estar animal”.

O projeto – adiantou – “resulta da recolha de vários contributos, designadamente os que foram apresentados no âmbito do Orçamento Participativo Jovem (OPJ)”.

“No nosso programa político, assumimos a proteção da vida animal como uma das prioridades que nos permite classificar Santo Tirso como um Município amigo dos animais, e tal não é de agora”, disse.

A este propósito, Alberto Costa salientou que, “além deste Parque Canino Municipal, prevemos a ampliação do Canil/Gatil Municipal que já existe e a criação de um segundo Parque Canino, em Vila das Aves”.

O Parque Canino agora inaugurado é um espaço vedado, para garantir a segurança dos animais, dos seus tutores e de todos os munícipes que utilizam o Parque Urbano Sara Moreira. Está, ainda, dotado de bebedouros, dispensadores para recolha de dejetos caninos e equipamentos de treino/lazer para estes animais.

“Este equipamento encontra-se numa zona onde um alargado núcleo de árvores permite um conforto extra para os tutores e os próprios animais, e que, simultaneamente, sendo uma área com vegetação não muito densa, permite o usufruto da luz solar”, explicou o presidente da autarquia, acrescentando que se trata “não só de um espaço para o lazer e recreio dos caninos, mas também de um local adequado para o ensino e o treino”.

O Parque Canino Municipal é de acesso livre, mas encontra-se sujeito a um conjunto de regras de utilização que se encontram descritas num painel à entrada do espaço.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de alguns dos animais que se encontram no Canil/Gatil Municipal à espera de adoção, bem como de cães da Secção Cinotécnica do Destacamento de Intervenção do Porto da GNR, que fizeram uma pequena desmontração das suas capacidades.

TR_14529TR_15260TR_15160