Preços da água e saneamento sem alterações em 2023

07 Janeiro 2023

MUNICÍPIOS DA PARCERIA COM A ÁGUAS DO NORTE IMPEDEM AUMENTO DAS TARIFAS

Os municípios que integram a parceria com a empresa Águas do Norte recusaram votar o aumento das tarifas da água e do saneamento para 2023, pelo que estas mantêm-se sem alterações pelo terceiro ano consecutivo.

Em virtude de tal decisão, as tarifas da água e saneamento irão manter os valores de 2020, sendo assim evitados aumentos na ordem dos nove por cento no serviço de água e 13 por cento no preço do saneamento.

“Estamos a viver um contexto particularmente difícil para as famílias, com o aumento da inflação e o agravamento dos custos da energia, pelo que não poderíamos sobrecarregar ainda mais as populações”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

“Embora tenhamos consciência da necessidade de garantir a sustentabilidade do sistema de água e saneamento, entendemos que devem ser encontradas soluções em conjunto que não impliquem um esforço acrescido das famílias e das empresas”, acrescentou.

A parceria com a Águas do Norte envolve os municípios de Santo Tirso, Trofa, Amarante, Cinfães, Baião, Arouca, Celorico de Basto e Fafe.