Pedro Lamares, Rui David e Blandino na Poesia Livre 2023

15 Março 2023

ESPETÁCULOS DO ATOR E DOS DOIS MÚSICOS

ENTRE OS MOMENTOS ALTOS DO PROGRAMA DESTE ANO

Um recital musical de poesia com o ator Pedro Lamares, inspirado no último livro de poemas de Manuel António Pina, e um espetáculo que cruza imagens visuais e sonoras numa viagem pela escrita e pelas paisagens de Miguel Torga, numa criação dos músicos Rui David e Blandino, são dois dos momentos altos de mais uma edição da Poesia Livre, que vai decorrer de 21 a 25 de março, em Santo Tirso.

Tendo como tema central a “Primavera das Palavras”, o programa da Poesia Livre inclui cerca de 70 propostas, entre espetáculos, exposições e atividades dirigidas aos alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho de Santo Tirso.

Um dos destaques maiores da programação é o recital musical de poesia “Como se Desenha uma Casa”, que terá lugar na Nave Cultural da Fábrica de Santo Thyrso, no dia 23 de março, pelas 21h30. O ator Pedro Lamares e o músico Rui David partem do último livro de poesia de Manuel António Pina para construírem um espetáculo que descrevem como “de cumplicidades artísticas, humanas e sociais”.

Pedro Lamares é um ator com uma notável carreira no teatro, cinema e, também, na televisão. Na poesia, dedica-se à recolha de textos e leitura em recitais e festivais literários. Nesse contexto criou e dirigiu espetáculos com atores como Eunice Muñoz, Lúcia Moniz ou António Capelo, e músicos como Álvaro Teixeira Lopes, Ana Isabel Dias e Rui David.

Nos projetos dedicados à palavra poética, trabalha ou trabalhou regularmente com instituições como a Casa Fernando Pessoa, Fundação José Saramago, Centro Cultural de Belém, Teatro Municipal do Porto e Instituto Camões.

A seu lado, no espetáculo que traz a Santo Tirso, estará Rui David, intérprete e compositor com uma profunda ligação à música portuguesa, cujo álbum de estreia – “Contraluz” – foi lançado após ter sido um dos finalistas do Festival da Canção de 2018, onde interpretou o tema “Sem Medo”, de Jorge Palma.

O mesmo Rui David voltará a subir ao palco da Poesia Livre no dia 25 de março, pelas 21h30, também na Fábrica de Santo Thyrso, para apresentar o espetáculo “Paisagem para Torga”. Juntamente com o músico e compositor Blandino, vai interpretar temas originais compostos a partir de poemas de Miguel Torga, dando textura sonora a imagens poéticas e a poemas onde será possível escutar a voz do próprio escritor, que assim irá conduzir o público, qual barqueiro, Douro arriba.

Além deste espetáculo, Blandino tem-se destacado pelo estudo dos cordofones portugueses, concertina e pesquisa de música tradicional. Multi-instrumentista reconhecido, foi, ainda, fundador dos projetos “Comvinha Tradicional”, “Chamastem’ó?” e “Le Partisan”, compondo também para companhias de teatro.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, destaca o facto de a Poesia Livre ser “um evento transversal, com um programa pensado para chegar a todos os públicos, disseminando o gosto pela poesia por todas as faixas etárias”.

O programa da edição deste ano da Poesia Livre arranca no dia 21 (Dia Mundial da Poesia), pelas 9h17, com uma atividade na Estação Ferroviária de Vila das Aves, organizada pela Escola Básica da Ponte. A partir desse momento, serão perto de 70 atividades, grande parte delas a decorrerem nos estabelecimentos de ensino do concelho.

Para o público em geral estão previstas mais de duas dezenas de momentos dedicados à poesia, entre 21 e 25 de março, todos com entrada livre, destacando-se, além dos dois espetáculos já referidos, a Festa da Poesia, que irá decorrer na Fábrica de Santo Thyrso, a 25 de março, envolvendo exposições organizadas pela Universidade Sénior Tirsense e um conjunto de atividades, a partir das 15h30, promovidas por estabelecimentos de ensino e pelo Teatro Aviscena.

Programa aberto ao público em geral

Programa Completo