Novo Tribunal do Comércio de Santo Tirso já está a funcionar

14 Julho 2020

INVESTIMENTO DE 800 MIL EUROS PERMITIU MUDANÇA PARA O ANTIGO EDIFÍCIO DAS FINANÇAS

Já abriu portas, na Rua Ângelo de Andrade, o novo Juízo de Comércio de Santo Tirso. A mudança do Palácio da Justiça para o antigo edifício das Finanças pretende trazer melhores condições de trabalho àquele que é o juízo mais produtivo a nível nacional.

“É uma enorme satisfação vermos esta obra concluída”, refere o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, lembrando que, desde a primeira hora, “a autarquia esteve empenhada em criar todas as condições necessárias para que fosse possível, no âmbito da reforma do mapa judiciário de 2014, a integração em Santo Tirso da instância do Comércio”.

Com a mudança de instalações, o autarca considera que ficam, a partir de agora, “asseguradas excelentes condições de trabalho a um juízo que já é uma referência a nível nacional”. “Trata-se não só de um tribunal com um enorme volume processual, mas que, segundo os dados revelados pela Comarca do Porto, é o mais produtivo do país”, sublinha Alberto Costa.

O Tribunal de Comércio de Santo Tirso tem competência territorial sobre os Municípios de Gondomar, Valongo, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Trofa. Com a mudança de instalações, passa a funcionar numa área de cerca de 750 metros quadrados.

As obras de requalificação do antigo edifício das Finanças resultaram do diálogo estabelecido entre o Município de Santo Tirso e o Governo, nomeadamente com o Ministério da Justiça, e do protocolo assinado com o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça. O investimento total foi de, aproximadamente, 800 mil euros.