Museu Internacional de Escultura já recebeu turistas de vários pontos do mundo

21 Junho 2016

UM MÊS APÓS INAUGURAÇÃO DA SEDE FORAM REGISTADAS 1702 VISITAS

No primeiro mês de funcionamento, a sede oficial do Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso já registou a passagem de cerca de 1700 visitantes. Entre eles, estão estudantes das mais prestigiadas universidades de arquitetura nacionais e internacionais.

Um mês depois da inauguração da sede que contempla, num só espaço, o Museu Internacional de Escultura Contemporânea e o Museu Municipal Abade Pedrosa, foram 1702 os visitantes que quiseram conhecer esta referência arquitetónica e paisagística do concelho de Santo Tirso.

Do registo de visitas aos edifícios da coautoria de Eduardo Souto de Mora e Álvaro Siza Vieira fazem parte vários grupos de estudantes de universidades estrangeiras, nomeadamente da Universidade de Arquitetura de Nova Iorque, nos Estados Unidos, do Institut fûr Experimentelles Entweren de Arquitetura, na Alemanha, das Faculdades de Arquitetura de Valência e Sevilha, em Espanha, e da Universidade de Artes e Design Industrial de Linz, na Áustria.

Entre os visitantes deste primeiro mês de atividade, a sede oficial dos dois museus recebeu ainda alunos da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, da Universidade Sénior de Alfena, e de algumas escolas do concelho, como a EB 2,3 de Vila das Aves.

O interesse pelo projeto de Siza Vieira e Souto de Moura já se fazia sentir ainda antes da sua inauguração, com o pedido de alunos de várias universidades para a realização de visitas guiadas ao local. Um mês depois, Santo Tirso continua a ganhar destaque na temática da arquitetura e da escultura, dentro e fora do país.

A par das visitas têm sido vários os sites internacionais que têm escrito sobre Santo Tirso e o seu Museu Internacional de Escultura. Foi o caso da página online “Archdaily” [http://www.archdaily.com/788789/miec-plus-mmap-alvaro-siza-plus-eduardo-souto-de-moura#_=_], um site de grande referência internacional e o mais visitado na área de arquitetura, ou da “Dezeen”, considerada uma revista de arquitetura e design online também de grande influência e popularidade a nível mundial [http://www.dezeen.com/2016/06/03/alvaro-siza-eduardo-souto-de-moura-municipal-museum-abade-pedrosa-former-monastery-sao-bento-santo-tirso-portugal/].