Monte Córdova em destaque no Programa 'Rondas'

20 Fevereiro 2017

VISITA TURÍSTICA GRATUITA TEM LUGAR DIA 25 DE FEVEREIRO

A Câmara Municipal de Santo Tirso promove, dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa do programa “Rondas”. Desta vez, a visita turística faz-se pela freguesia de Monte Córdova, onde os participantes poderão conhecer e/ou revisitar o Centro Interpretativo e Castro do Monte Padrão, bem como a Coudelaria Vila Nova. A partida está marcada para as 10h00, na Loja Interativa de Turismo.

Dia 25 de fevereiro, o programa “Rondas” convida a conhecer e/ou revisitar alguns dos locais turísticos da freguesia de Monte Córdova. Os interessados têm encontro marcado na Loja Interativa de Turismo, pelas 10h00, e irão visitar o Centro Interpretativo e Castro do Monte Padrão, bem como a Coudelaria Vila Nova.

A visita ao Centro Interpretativo do Monte Padrão está prevista para as 10h30, e será orientada por um técnico de arqueologia. Atualmente, este espaço tem patente uma exposição permanente que explica a presença humana no castro, desde a proto-história até à Idade Média, bem como os trabalhos arqueológicos que lá têm tido lugar, contando ainda com um local de exposições temporárias.

Seguir-se-á uma visita, de aproximadamente 60 minutos, ao Castro do Monte Padrão. Neste local, um povoado fortificado com vestígios de presença humana desde o Bronze Final, podem observar-se construções de planta circular, anteriores à presença romana, que se sobrepôs aos elementos anteriores. Já datado da Idade Média, temos um templo dedicado a S. Rosendo. Neste local, terá existido um castelo medieval, imóvel classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Neste dia, haverá ainda lugar para uma visita à Coudelaria Vila Nova, um espaço de ambiente relaxante que proporciona a prática de equitação a crianças e adultos. A Coudelaria Vila Nova iniciou a sua atividade em 2010, com éguas de caraterísticas morfológicas homogéneas, castanhas e com bom temperamento. Atualmente foca o seu trabalho na criação de cavalos com vocação para a disciplina de dressage e equitação clássica.
A chegada à Loja Interativa de Turismo está prevista para as 13h20.

A inscrição para o programa “Rondas” é gratuita, mas obrigatória, através do e-mail turismo@cm-stirso.pt  ou presencialmente, na Loja Interativa de Turismo.