MIEC reforça ligação a jovens artistas

24 Maio 2022

ASSINADO PROTOCOLO ENTRE MIEC E FBAUP

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, e a diretora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Lúcia Matos, assinaram, no último sábado, um protocolo de cooperação tendo em vista a criação de sinergias entre as duas instituições. Iniciativa decorreu no âmbito das comemorações do 6º aniversário do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC).

Promover exposições, conferências, encontros científicos e residências artísticas é o objetivo do protocolo assinado, no último sábado, entre o MIEC e a FBAUP e que surge da cooperação que tem vindo a ser trabalhada desde 2017, no âmbito das residências artísticas “Deslocações”.

“Uma das missões do MIEC prende-se com a vertente pedagógica, proporcionando aos jovens artistas novas possibilidades e ensaios de trabalho direto com o público de museus” referiu o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Nesse sentido, acrescentou Alberto Costa, “este protocolo surge como forma de potenciar a democratização do acesso e da produção artística através do experimentalismo pedagógico”.

A iniciativa, que decorreu no Centro de Arte Alberto Carneiro, contou também com a inauguração da exposição “Salgo Algo”, dos projetos desenvolvidos pelos estudantes do Atelier II de Escultura da FBAUP para os espaços da Fábrica de Santo Thyrso no contexto da programação do MIEC, que pode ser vista até 29 de maio.

Paralelamente, foi ainda apresentado o catálogo “Deslocações”, com os trabalhos realizados pelos alunos nas residências artísticas com o mesmo nome.

Alberto Costa e Lúcia Matos assinaram protocolo de colaboração entre instituições