'Investimento da Airbus é um dos mais importantes de sempre para Santo Tirso'

29 Outubro 2019

PRESIDENTE DA CÂMARA CONGRATULA-SE COM CRIAÇÃO DE 240 NOVOS POSTOS DE TRABALHO

Santo Tirso foi o Município escolhido pela STELIA Aerospace, do grupo Airbus, para instalar a sua unidade fabril. Um investimento de 40 milhões de euros e 240 novos postos de trabalho que, segundo o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, irá ser uma realidade “já em 2021”. “Trata-se de um dos maiores e mais importantes investimentos de sempre no concelho”, congratulou-se.

Irá instalar-se na Zona Empresarial da Ermida, numa área de 72 mil metros quadrados e deverá estar a funcionar em 2021. O conhecido grupo Airbus escolheu Portugal e Santo Tirso para instalar a empresa do setor da aeronáutica STELIA Aerospace, naquele que é considerado “um dos mais importantes investimentos” para o Município.

Segundo Alberto Costa, este é “o resultado da estratégia que tem sido desenhada há vários anos e que tem passado pela captação de investimento para o Município”. Este processo em particular, explicou, “está a ser acompanhado pela Câmara e pelo Invest Santo Tirso desde janeiro de 2019, em conjunto com a AICEP e o Governo”.

A nova unidade fabril será dedicada à assemblagem de estruturas para a parte dianteira dos aviões. Até 2021, altura em que irá entrar em funcionamento, serão criados 240 novos postos de trabalho, esperando-se que até 2023, momento em que deverá atingir a velocidade cruzeiro a nível produtivo, possa chegar aos 400 colaboradores.

“Estamos a falar de uma empresa altamente especializada, o que vai de encontro, também, àquelas que são as expectativas da Câmara de Santo Tirso, de que seja criado emprego qualificado no Município”, advoga Alberto Costa.

O presidente da autarquia acredita, ainda, que o investimento do grupo Airbus em Santo Tirso não será o único. “Como todos sabemos, nesta área é comum que outras empresas do cluster industrial se juntem e, por isso, esperamos que outros investimentos surjam”, refere.

Salientando que o investimento será considerado Projeto de Interesse Municipal, Alberto Costa aponta que a empresa irá beneficiar da redução de taxas, licenças e impostos por se instalar em Santo Tirso. “É este o caminho que temos percorrido com todas os novos investimentos no nosso Município. Só na Zona Empresarial da Ermida, nos últimos cinco anos, já tivemos um investimento na ordem dos 175 milhões”, alude o autarca.

Em contrapartida, recorda, “a Câmara já investiu 3,6 milhões de euros naquela zona empresarial, quer ao nível de acessibilidades, quer ao nível de infraestruturas”.

O primeiro-ministro, António Costa, também já se pronunciou sobre este anúncio. “Esta decisão é o reconhecimento da qualidade do talento português como principal fator de atração de investimento em Portugal e que devemos continuar a investir na qualificação da nossa mão-de-obra”, aponta, num comunicado emitido pela AICEP.

Por seu turno, o CEO da STELIA Aerospace, Cédric Gautier justifica que a criação da nova unidade “faz parte integral da estratégia de otimização industrial (…), para aumentar o desempenho e desenvolver a competitividade global da empresa”.