Instalação da rede de abastecimento de água avança no Vale do Leça

09 Julho 2021

CONSTRUÇÃO DE 52 QUILÓMETROS DE CONDUTAS E 1700 RAMAIS DOMICILIÁRIOS ARRANCA EM SETEMBRO

As obras de instalação da rede de abastecimento de água nas freguesias de Carreira, Guimarei, Lamelas, Agrela e Água Longa, na zona do Vale do Leça, vão arrancar no início de setembro, na sequência da assinatura dos respetivos contratos de empreitada.

Estas empreitadas, juntamente com a construção do Reservatório e Adutora de Albom (Água Longa), que arrancou recentemente, envolvem um investimento total superior a 4,4 milhões de euros e consistem na instalação de quase 52 quilómetros de condutas e 1700 ramais domiciliários, associados aos sistemas em ‘alta’ e em ‘baixa’.

Calcula-se assim que, pelo menos, 1700 habitações do Vale do Leça venham a beneficiar da rede pública de abastecimento de água.
As obras que arrancam em setembro serão consignadas ainda no corrente mês de julho, iniciando-se de imediato a montagem de estaleiros e outros trabalhos prévios necessários. O prazo de execução é de 18 meses.

“O avanço destas empreitadas é possível graças ao diálogo entre o Município de Santo Tirso e a empresa Águas do Norte, que resultou no alargamento da parceria existente, permitindo o abastecimento de água em ‘baixa’, no Vale do Leça”, explica o presidente da Câmara, Alberto Costa.

Segundo o autarca, “será um investimento de enorme importância para a zona do Vale do Leça, que traduz a aposta do Município de Santo Tirso nas redes públicas de água e saneamento em todo o concelho”.

“No somatório dos últimos dois mandatos, o investimento total nas redes de abastecimento de água e de saneamento irá ascender a mais de 14,5 milhões de euros”, conclui.