Inaugurado Parque Urbano de Geão

14 Setembro 2019

INVESTIMENTO DE 1,8 MILHÕES DE EUROS REQUALIFICOU UMA ÁREA DE 70 MIL METROS QUADRADOS

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, inaugurou, este sábado, o Parque Urbano de Geão. Com uma área de 70 mil metros quadrados, o equipamento, localizado junto à Biblioteca Municipal, inclui um skate parque, um parque infantil, uma zona de street workout e ainda circuitos pedonais e cicláveis.
“Este é um espaço verde vem reforçar a aposta do Município nas áreas da preservação e valorização ambiental e contribuir para a coesão territorial da cidade”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, durante o discurso de inauguração.
Implantado numa área de 70 mil metros quadrados, junto à Biblioteca Municipal, o Parque Urbano de Geão “é uma grande macha verde que vem unir a zona nascente e poente da cidade, aproximando a zona da Ponte Velha da zona de Fontiscos”, explicou.
O presidente lembrou ainda que com a inauguração do Parque Urbano de Geão, “Santo Tirso é, seguramente, um dos municípios da Área Metropolitana do Porto com mais espaços verdes per capita”. “Temos vindo a fazer uma aposta na qualidade de vida da nossa população, na criação de espaços para as pessoas, e este é, seguramente, um espaço verde que vai ajudar a que aproveitem mais e melhor a cidade”, acrescentou.
A intervenção abrangeu ainda a recuperação e valorização das margens do rio Sanguinhedo. Também a Associação Amigos do Sanguinhedo sai beneficiada com novo parque, uma vez que o novo enquadramento propicia a dinamização de atividades nos anfiteatros naturais criados. Da mesma forma, a escola D.Dinis ficou favorecida com a obra, tendo sido criado um acesso direto ao parque.
O Parque de Geão inclui um parque infantil, um skate parque que permite a prática de skate, BMX e patins em linha, uma zona de street workout e cerca de 1,5 quilómetros de percursos pedonais e cicláveis.
Está ainda previsto o arranque de uma segunda fase que implicará uma ampliação de mais 80 mil metros quadrados, que englobará os moinhos do Sanguinhedo e a Quinta de Dinis.
O Parque Urbano de Geão resultou de um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros, com financiamento do programa Norte 2020.

Parque tem uma área de 70 mil metros quadradosSkate parque permite a prática de skate, BMX e patins em linha